Vila Nova Conceição, São Paulo.

Suplementos para acne hormonal: como combater e tratar

Suplementos para acne hormonal

Muito se engana quem acredita que acne é um problema de pele relacionado à adolescência. Muitas mulheres vêm enfrentando acne na vida adulta, na maioria das vezes por questões hormonais. O tratamento contra a acne começa na dermatologista, mas também passa por sua ginecologista e, é claro, nutricionista. Pois, o que pode estar causando as indesejadas espinhas podem ter relação com a sua dieta, falta de nutrientes e de suplementação. Vamos falar sobre suplementos para acne hormonal, como combater e tratar a condição. 

Clique para agendar uma consulta

O que causa acne hormonal 

Já ouviu falar que a beleza vem de dentro? Sim, a saúde da pele é um reflexo da saúde interna. As espinhas, particularmente ao redor da mandíbula e aquelas que pioram na época da menstruação, geralmente refletem um desequilíbrio hormonal subjacente que faz com que a pele produza excesso de sebo (a famosa pele oleosa). Assim, esse excesso de oleosidade obstrui os poros do rosto, levando a acnes que podem resultar em manchas. 

A pele ao redor da boca e da área do queixo é sensível às flutuações hormonais, o que explica por que as erupções nessa área geralmente estão associadas a um desequilíbrio hormonal. 

Leia também: Como parar de tomar pílula sem efeitos colaterais

Qual desequilíbrio hormonal causa acne?

O desequilíbrio hormonal mais comum que leva à acne na mulher adulta é o excesso de testosterona ou andrógenos (os hormônios “masculinos”). Como mulheres, queremos um nível saudável de andrógenos para apoiar a libido, humor estável e energia. Em excesso, no entanto, esse hormônio pode causar um aumento na produção de sebo na pele, levando à acne hormonal.

Mas, então, vem a pergunta: “o que causa altos níveis de andrógenos?”. Existem diversas causas para o excesso de andrógenos.  No entanto, uma das razões mais comuns é a má regulação do açúcar no sangue e a produção excessiva de insulina. 

Clique para agendar uma consulta

Insulina x desequilíbrio hormonal

A insulina é o hormônio responsável por direcionar a glicose (o açúcar dos alimentos que ingerimos) para passar do sangue para as células, onde pode ser convertida em energia ou armazenada.

Assim, quando temos níveis cronicamente altos de glicose no sangue (devido a uma dieta rica em açúcar e produtos de farinha refinada, como pão branco, bolos, doces), o corpo produz insulina em excesso para ajudar a retirar a glicose do sangue.

Com isso, a insulina em excesso tem um efeito de estimular os ovários a produzir testosterona extra, o que pode levar à acne hormonal, bem como a ciclos irregulares, crescimento indesejado de pelos corporais e queda de cabelo.

Suplementos para acne hormonal

Dado que a principal causa da acne hormonal é o excesso de andrógenos e o controle inadequado do açúcar no sangue, o tratamento com suplementos visa restaurar o equilíbrio dessas duas áreas principais.

“Nutri, são os mesmos suplementos para acne normal para todo mundo?”. Não. Pois, cada mulher é única. Da mesma maneira, cada organismo vai precisar de certo ajuste na dieta e suplementação para tratar a acne hormonal, ok? Por isso, nada de tomar o suplemento da amiga ou da vizinha só porque ela também tem espinhas. 

Ou seja, procure tratamento individualizado. Senão, além de estar jogando dinheiro fora, você corre o risco de agravar o problema e acabar com mais espinhas ainda. 

Dito isso, existem alguns suplementos para acne hormonal que costumo receitar para as minhas pacientes. Sempre na dose e tempo de tratamento personalizados. São essas as vitaminas para acne hormonal:

  • Mio-inositol: suplemento de estrutura semelhante a uma vitamina B que ajuda a regular naturalmente o açúcar no sangue.
  • Zinco: atua naturalmente na função dos ovários, o que ajuda a diminuir a produção excessiva de andrógenos. Além disso, mata as bactérias na pele que são responsáveis ​​pela acne, reduz a inflamação ajuda na cicatrização
  • Saw palmetto para espinhas: o saw palmetto reduz andrógenos e a inflamação.

Ainda podemos falar das vitaminas para acne hormonal A, C, B6… enfim, a boa notícia é que a acne hormonal tem tratamento e a suplementação pode ajudar. 

Clique para agendar uma consulta

Agende uma consulta com uma nutricionista especialista em saúde da mulher

Cuidar da sua alimentação é fundamental em todas as fases da vida. Um acompanhamento nutricional adequado pode reduzir acne hormonal e garantir que você receba todos os nutrientes necessários para uma pele saudável. 

Como nutricionista especialista em saúde da mulher, estou aqui para ajudar você nesse processo. E você, sofre de acne adulta? Acredita que a causa possa ser hormonal? Marque já uma consulta para ajustar dieta e suplementação.

Clique para agendar uma consulta

 

Posts relacionados

Deixe um comentário