Endometriose e glúten: Entenda a relação

Endometriose e glúten

Você notou uma melhora nos sintomas da endometriose após mudar para pão e macarrão sem glúten? Se a resposta foi sim, você pode estar se perguntando sobre a relação endometriose e glúten.E mais: se deveria riscar esse item da dieta para tratar os sinais e sintomas dessa condição. 

Como nutricionista especialista em saúde da mulher, quero falar mais sobre a relação da endometriose e glúten, e comentar se a dieta sem glúten deve fazer parte do tratamento de quem sofre de endometriose. 

Embora os produtos sem glúten possam ser um alívio para os seus sintomas, você pode não perceber que na verdade é porque você também está comendo menos frutanos. 

Clique para agendar uma consulta

Endometriose e glúten x frutanos

Os frutanos são um dos seis grupos de alimentos FODMAP conhecidos por causar inchaço, dor de barriga e hábitos intestinais alternados, como prisão de ventre e diarreia. Parece familiar?

Os frutanos são encontrados em vegetais da família das aliáceas, como alho, cebola e alho-poró. Mas também em aspargos, alcachofra, trigo (alô, glúten), centeio e derivados. 

Contudo, ao contrário do glúten, que é uma proteína, os frutanos são carboidratos que fermentam rapidamente no intestino grosso, causando sintomas de intestino irritável em pessoas sensíveis. 

Os FODMAPS são encontrados em todos os tipos de alimentos vegetais, como alho, cebola, feijão, maçã, pera e couve-flor, para citar apenas alguns.

Muitos produtos à base de glúten, como massas, pão e macarrão, contêm glúten e frutanos. 

Clique para agendar uma consulta

Mas, glúten pode piorar os sintomas da endometriose?

Em alguns casos SIM. O glúten pode piorar os sintomas da endometriose. O glúten é uma proteína presente em grãos como trigo, cevada e centeio, que pode ser difícil de digerir. Isso pode causar inchaço abdominal e aumentar a dor pélvica. Assim, pacientes com endometriose podem ter intolerância ao glúten.

Nutri, como saber se o que está piorando os meus sintomas de endometriose é mesmo ou glúten, se são os frutanos ou outra questão?

Na minha consulta, de maneira personalizada, eu desenvolvo um protocolo alimentar para a paciente com endometriose. Assim, é possível saber o que está causando o desconforto no corpo de cada mulher que sofre dessa condição.

Mas, se você ainda estiver enfrentando crises de dor, inchaço e diarreia mesmo adotando uma dieta sem glúten, pode ser porque você tem uma intolerância subjacente aos frutanos.

Já ajudei centenas de pacientes com endometriose usando protocolos de desafio alimentar e isso sempre é uma grande surpresa. 

Aqui uma alerta: antes de eliminar o glúten de sua dieta, consulte uma nutricionista para orientação e investigação de seus gatilhos alimentares na endometriose.

Agende uma consulta com uma nutricionista especialista em endometriose

Obter informações de endometriose e glúten é um dos passos para assumir o controle da doença.

Na minha consulta, analiso sinais e sintomas da paciete, e também abordo com detalhes os níveis ideais e definições para cada um dos exames laboratoriais relacionados a essa condição, juntamente com as próximas etapas e recomendações.

Como nutricionista especialista em endometriose, saúde da mulher e reprodução humana, meu papel é tornar o mais fácil possível o acesso a condutas nutricionais, suplementação adequada e refeições nutritivas e deliciosas nas quais as pacientes possam confiar. 

Durante a consulta, crio um plano individualizado para a saúde intestinal com foco em reduzir o inchaço desconfortável e outros sinais e sintomas, além de tratar as queixas relacionadas não só à endometriose, mas à saúde como um todo. 

Você sofre com endometriose? Quer cuidar do intestino, engravidar, emagrecer ou ganhar massa magra? Está cuidando da alimentação? Agende já sua consulta presencial ou online e obtenha a orientação nutricional adequada para tratar sinais e sintomas. 

Clique para agendar uma consulta

 

Posts relacionados