Vila Nova Conceição, São Paulo.

Intestino preso e acne: entenda a relação

intestino preso e acne espinhas constipação

Você tem constipação com frequência e sofre de acne na mulher adulta? Saiba que não se trata de uma mera coincidência. Pois, a relação intestino preso e acne já está mais que comprovada pela ciência. 

Nossa pele nos diz muito sobre o que está acontecendo internamente. Na verdade, 99% das vezes, a acne não é causada por problemas tópicos, mas por problemas internos. Um fator que pode contribuir para a acne é a constipação.

Deixe-me explicar primeiro sobre a conexão intestino-pele e, assim deixar clara a relação entre intestino preso e acne.

A conexão intestino-pele

O intestino e a pele estão intrinsecamente ligados. Assim, quando o sistema digestivo não está funcionando perfeitamente, a pele acaba afetada. Uma das funções do sistema digestivo é eliminar toxinas e resíduos do corpo. No entanto, quando estamos constipados, essas toxinas podem se acumular, causando inflamação e problemas de pele como acne. Lembre-se de que a acne é uma doença inflamatória da pele.

Clique para agendar uma consulta

Como o intestino preso causa acne

  • Acúmulo de toxinas: A constipação retarda a remoção de resíduos do corpo. Isto pode levar à reabsorção de toxinas e hormônios, que podem se manifestar como problemas de pele, incluindo acne.
  • Inflamação: Um intestino lento pode aumentar a inflamação no corpo. A inflamação crônica é um gatilho conhecido para acne.
  • Absorção de nutrientes: A constipação pode interferir na absorção adequada de nutrientes. Assim, quando o corpo não está recebendo as vitaminas e minerais de que necessita, a saúde da pele pode ser prejudicada, tornando-a mais propensa a espinhas.

Intestino preso e acne: Como tratar

Para ajudar a melhorar a saúde digestiva e a pele, considere as condutas abaixo:

  • Hidratação: Beber bastante água é essencial para manter o bom funcionamento do sistema digestivo. Procure consumir pelo menos 2-3L por dia e 500ml extras por 1 hora de exercício.
  • Dieta rica em fibras: O aumento da ingestão de fibras reduz a constipação e restaura a função intestinal. Por isso, incorpore mais fibras em sua dieta por meio de frutas, vegetais, grãos integrais e legumes. 
  • Probióticos: Alimentos ricos em probióticos, como iogurte, kefir, chucrute e kimchi, podem ajudar a equilibrar as bactérias intestinais, promovendo uma melhor digestão.
  • Exercício regular: A atividade física estimula a função intestinal e pode ajudar a aliviar a constipação.
  • Gerenciamento de estresse: O estresse pode afetar a digestão e a pele. Pratique atividades para reduzir o estresse, como ioga, meditação ou exercícios de respiração profunda.

Dieta para acne: existe uma alimentação para tratar espinhas?

A resposta é sim! Pois, a maneira como você come afeta a microbiota intestinal. Ou seja, as bactérias saudáveis ​​do seu microbioma prosperam a partir das fibras, dos polifenóis (um tipo de antioxidante) e dos prebióticos encontrados nos alimentos.

Mas a melhor dieta para acne não precisa ser complicada… Na verdade, é bem simples!

A melhor dieta para amicrobiota intestinal (e, portanto, para a acne) é aquela que incorpora muitas frutas e vegetais e minimiza alimentos processados, óleos industrializados, farinha branca, frituras e açúcar refinado.

Portanto, encha o prato de frutas e vegetais (especialmente os coloridos!) E reduza os alimentos processados. Assim, você estará no caminho certo para melhorar a saúde intestinal e da pele.

Clique para agendar uma consulta

Trate intestino preso e acne com ajuda de uma nutricionista

Como vocês puderam ver, a acne tem a alimentação a favor do intestino como um dos principais pilares do tratamento. Pois, só a dieta adequada será capaz de promover saúde intestinal, além de ingestão adequada de nutrientes, controle de insulina e de níveis hormonais, o que é essencial para prevenir e curar espinhas. 

Na minha consulta, como nutricionista especialista em nutrição estética, eu traço uma abordagem individual e personalizada para a acne. Ou seja, traço um plano assertivo de acordo com os sinais e sintomas da paciente, estado nutricional, hábitos intestinais, queixas, exames…

Assim, minha abordagem se concentra em compreender seu tipo de pele, dieta, estilo de vida e condições de saúde subjacentes para criar um plano personalizado que atenda às causas básicas de seu intestino preso e acne. 

Você sofre de acne? As espinhas andam incomodando mais do que o normal? Como anda o funcionamento do seu intestino? Agende já uma consulta e alcance uma pele linda e radiante. 

Clique para agendar uma consulta

Posts relacionados

Deixe um comentário