Vila Nova Conceição, São Paulo.

Por que o estresse aumenta o apetite?

estresse aumenta o apetite

Em nosso mundo acelerado, o estresse se tornou um companheiro comum  da rotina. Quer se trate de pressões de trabalho, desafios de relacionamento ou preocupações financeiras,  ele pode realmente afetar nosso bem-estar geral, especialmente nossas escolhas alimentares. Então, vamos entender como o estresse aumenta o apetite e, assim, ter ferramentas para driblar esse inimigo. 

Por que o estresse aumenta o apetite?

A relação entre estresse e apetite é complexa. Não se trata apenas de “sentir fome”.  Mas sim de como hormônios como o cortisol e a adrenalina podem afetar nossos desejos e padrões alimentares. Às vezes, o estresse pode levar à perda de apetite, enquanto outras vezes pode desencadear uma alimentação reconfortante ou até mesmo a uma compulsão alimentar.

Então, como lidamos com a alimentação relacionada ao estresse? Aqui estão algumas coisas que você deve ter em mente.

Como lidar com a alimentação relacionada ao estresse

Pratique a autocompaixão

Ser ainda mais dura consigo mesmo pode agravar o estresse. Para fazer isso, pense em como você trataria uma amiga de quem você gosta se ela viesse até você na situação exata em que você se encontra.

Leia também: Quais alimentos ajudam a dormir melhor?

Encontre suas estratégias de enfrentamento

Seja respirar fundo, ouvir uma música edificante, conversar com um amigo ou relaxar com seu hobby favorito, encontre e pratique o que o ajuda a controlar o estresse de maneira saudável.

Mantenha a simplicidade na cozinha

Quando os níveis de estresse estão altos, cozinhar refeições elaboradas pode ser a última coisa que você pensa. Opte por opções fáceis de preparar, como saladas pré-preparadas ou refeições congeladas que você preparou anteriormente para aliviar um pouco a pressão.

Cuidado com a sua relação com a comida

O estresse pode mexer com nossas emoções e afetar nossos hábitos alimentares. Se você estiver recorrendo à comida em busca de conforto, tente abordar primeiro essas emoções subjacentes.

Procure ajuda

Entendendo ou não porque o estresse aumenta o apetite, você não está sozinha nisso. Se o estresse estiver realmente afetando seus hábitos alimentares e seu bem-estar geral, não hesite em procurar uma nutricionista para obter apoio.

Na minha consulta, eu ofereço estratégias para as pacientes que estão enfrentando aumento do apetite devido ao estresse de maneira personalizada e individualizada , adaptando as recomendações às necessidades e preferências específicas da paciente, levando em consideração seu estilo de vida, histórico médico e objetivos de saúde.

E você, sente que o estresse aumenta o apetite? Come além da conta quando está estressada? Marque uma consulta e vamos trabalhar nisso juntas. 

Posts relacionados

Deixe um comentário