Vila Nova Conceição, São Paulo.

Barriga de endometriose: o que é endo belly e como controlar

Barriga de endometriose: o que é endo belly

Você já sentiu sua barriga “mudar de tamanho”  ao longo do dia? A endo belly, endo stomach ou barriga de endometriose, é o termo usado para descrever a distensão abdominal causada pela endometriose. Ao contrário do inchaço de curto prazo que às vezes acompanha a menstruação, o inchaço da endometriose pode desencadear sintomas físicos, mentais e emocionais. 

Junto com dor, infertilidade e sangramento menstrual intenso, a endometriose também pode causar sintomas gastrointestinais, como:

  • diarreia;
  • náusea;
  • constipação;
  • inchaço.

Clique para agendar uma consulta

Endo belly: o que causa a barriga de endometriose – endo stomach

Na endometriose, o tecido semelhante ao endométrio localizado em locais fora do útero age da mesma forma que o endométrio: acumula-se, depois decompõe-se e sangra todos os meses, tal como o revestimento uterino.

Mas, como esse tecido não tem como sair do corpo, ele fica preso. Assim, tal tecido circundante pode ficar inflamado e irritado, o que pode causar a formação de tecido cicatricial. Também pode fazer com que os tecidos dentro da pélvis se unam.

Inchaço e retenção de líquidos são sintomas comuns da endometriose e, existem vários motivos pelos quais a condição pode causar inchaço abdominal:

  • Um acúmulo de tecido semelhante ao endométrio pode causar inflamação no abdômen, resultando em inchaço, retenção de água e distensão abdominal.
  • O tecido semelhante ao endométrio pode cobrir ou crescer nos ovários. O sangue preso pode formar cistos quando isso acontece, o que pode causar inchaço.
  • Pacientes com endometriose são mais propensas ao supercrescimento bacteriano do intestino delgado (SIBO) e miomas, o que também pode causar inchaço.
  • A endometriose costuma causar problemas de digestão, como prisão de ventre e gases.

Sintomas da barriga de endometriose

O principal sintoma da endo belly (endo stomach) é o inchaço intenso, especialmente durante ou logo antes da menstruação. Mas, também pode causar desconforto, dor e pressão no abdômen e nas costas. A parte inferior do abdômen pode inchar por dias, semanas ou apenas algumas horas.

Inclusive, algumas pacientes com endometriose dizem que “parecem grávidas”, embora não estejam.

Lembrando que a endo belly é apenas um sintoma da endometriose. Pois, pacientes que apresentam barriga inchada geralmente apresentam outros sintomas gastrointestinais, como:

  • gases;
  • náusea;
  • constipação;
  • diarreia.

Leia também: Hormônios e emagrecimento: fatores que podem dificultar a perda de peso

Como controlar e tratar a barriga de endometriose

A maioria das medidas de autocuidado para a endometriose em geral envolve fazer mudanças de estilo de vida, especialmente na alimentação. 

Algumas opções incluem, por exemplo:

  • Evitar alimentos inflamatórios, como processados, carne vermelha, glúten, laticínios, álcool e cafeína;
  • Seguir uma dieta baixa em FODMAP e evitar alimentos ricos em FODMAP, como trigo, laticínios, legumes e certas frutas e vegetais, para aliviar o inchaço e os gases;
  • Beber chá de hortelã-pimenta ou chá de gengibre para aliviar problemas digestivos e dores;
  • Além disso, aumentar a ingestão de fibras e de água para prevenir a constipação.

Agende uma consulta com uma nutricionista especialista em endometriose

Obter informações dos exames de sangue de endometriose é a primeira linha de defesa para assumir o controle da doença.

Na minha consulta, abordo com detalhes os níveis ideais e definições para cada um dos marcadores laboratoriais, juntamente com as próximas etapas e recomendações.

É o recurso definitivo para quem deseja compreender melhor os sinais e sintomas da endometriose em seu corpo.

Você sofre com endometriose? Já fez esses exames para controlar melhor a doença? Não? Agende já sua consulta presencial ou online e obtenha a orientação nutricional adequada para tratar sinais e sintomas. 

Clique para agendar uma consulta

Posts relacionados

Deixe um comentário