Vila Nova Conceição, São Paulo.

SOP e acne: entenda a relação

SOP e acne espinhas síndrome do ovário policístico

Como nutricionista especialista em SOP, sei que SOP e acne adulta costumam caminhar lado a lado – não é impressão sua. As espinhas são comuns na puberdade. Mas, muitas mulheres com síndrome do ovário policístico (SOP) lutam contra a acne grave, mesmo após a adolescência. Se você tem SOP e sente que sua pele poderia estar melhor, está no lugar certo.

SOP e acne: entendendo a relação

Sim, a SOP pode causar acne grave e este é, na verdade, um sintoma comum desta condição médica. Segundo pesquisas, até 43% das mulheres com SOP também têm acne, e é uma porcentagem significativamente maior do que aquelas mulheres que não têm SOP.

Isso nos leva à próxima questão: por que a SOP causa acne em primeiro lugar.

Uma das principais características da SOP é que ela aumenta os hormônios masculinos (também conhecidos como andrógenos) no corpo. Esses hormônios estão associados ao crescimento excessivo de pelos no corpo, queda de cabelo na cabeça, menstruação irregular, ganho de peso e o aparecimento de espinhas. Além disso, os andrógenos também causam acne progressiva e até acne cística em alguns casos.

A formação excessiva de andrógenos no organismo faz com que as glândulas da pele aumentem a produção de sebo (substância oleosa). Com o tempo, as células mortas da pele e o sebo se acumulam dentro dos folículos capilares e prendem as células bacterianas próximas. Isso causa inflamação na superfície da pele, o que eventualmente leva à acne.

SOP e resistência à insulina

Outro fator que causa acne em mulheres com SOP são os níveis elevados de açúcar no sangue. Para mulheres com SOP, é muito comum o desenvolvimento de resistência à insulina, o que leva ao aumento dos níveis de açúcar no organismo. Os altos níveis de açúcar no corpo também levam à inflamação que pode surgir na forma de acne.

Leia também: Ovário policístico causa gordura na barriga?

Quais partes do corpo a acne relacionada à SOP afeta?

A acne causada pela síndrome do ovário policístico ocorre principalmente no rosto, tórax e costas. Como uma das principais causas dessa acne é o desequilíbrio hormonal, as áreas sensíveis aos hormônios tendem a ser as mais afetadas.

Em geral, estas são as áreas onde as espinhas podem aparecer:

  • Parte superior do pescoço;
  • Queixo;
  • Mandíbula;
  • Bochechas;
  • Peito;
  • Parte superior das costas.

Assim, como você pode ver, a acne relacionada com a SOP tende a ser mais aparente no rosto do que em outras partes do corpo. Quando a acne se torna mais grave, ela também pode se transformar em cistos, nódulos e lesões inflamatórias, por exemplo, o que aumenta as chances de cicatrizes pós-acne.

Acne causada pela SOP é reversível?

Vamos lá: isso dependerá, em primeiro lugar, do que você está fazendo para tratar as causas subjacentes da SOP.

Portanto, contanto que você trabalhe para controlar os altos níveis de andrógenos e altos níveis de glicose, pode levar de 3 a 6 meses para que a acne desapareça. Mas, claro, cada corpo é diferente. A boa notícia é que você não está sozinha nisso.

É essencial procurar uma nutricionista para ajudar você a reverter esse quadro. Por que? Por que uma das maneiras de combater a acne causada pela SOP é com comida.

Sim, incluir alimentos ricos em vitamina C, vitamina A, selênio e zinco pode ajudar a acelerar esse processo. Você também pode tomar suplementos especializados para SOP que a ajudarão a equilibrar os hormônios que causam estragos em seu corpo.

Ou seja, existem muitos nutrientes e vitaminas que podem ajudá-la a prevenir e aliviar o aparecimento de acne dolorosa. Assim, a ideia é trabalhar, de maneira individualizada e personalizada, uma dieta com nutrientes de perfil antiinflamatório, que atuam basicamente reduzindo a inflamação e as cicatrizes, o que ajuda a manter a acne sob controle.

Mas, para colher todos esses benefícios, você precisa de uma nutricionista especialista em SOP. Você deseja ter acesso a planos de dieta e orientações mais adequadas para SOP e acne? Então, marque já uma consulta. 

Leia também: Dieta anti-inflamatória e seus benefícios

Posts relacionados

Deixe um comentário