Vila Nova Conceição, São Paulo.

Por que seus produtos antiacne não estão funcionando?

Por que seus produtos antiacne não estão funcionando?

Se você está lendo isso, aposto que, assim como muitas das minhas pacientes, já experimentou produtos para tratar acne, sem sucesso. Mas, então, por que será que seus produtos antiacne não estão funcionando?

Por que os produtos antiacne não estão funcionando para você?

A pele é um órgão e, como qualquer outro órgão, precisa de certos nutrientes e condições dentro do corpo para ter a melhor aparência e desempenho (já ouviu falar que a beleza vem de dentro?). 

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a acne é definida como uma doença de pele resultante de um processo inflamatório das glândulas sebáceas. Quando o assunto é sua causa, trata-se de uma doença de pele multifatorial. Ou seja, vários fatores contribuem para que ela apareça. Além das erupções ocasionais induzidas por cuidados com a pele, cosméticos ou poluição, a acne crônica é mais um sinal de desequilíbrio interno e inflamação.

Ou seja, não adianta usar os melhores cremes e soluções por fora sem abordar o que está acontecendo no interior do corpo. Pois, isso será uma batalha perdida. Claro que um creme pode secar uma espinha rapidamente, mas apenas aborda o sintoma, não a causa raiz. Isso significa que você provavelmente usará creme para espinhas por anos ou até décadas.

Portanto, se os produtos antiacne não estão funcionando para você, você não está sozinha. 

Tipos de tratamentos para acne

Os tipos mais comuns de produtos para acne incluem ácido salicílico, retinóides e até antibióticos. Mas, embora esses tratamentos possam oferecer algum alívio, nenhum é considerado um tratamento curativo para a acne. Pois, os tratamentos tópicos para acne não podem erradicar totalmente a acne causada por deficiências nutricionais, inflamação, desequilíbrio intestinal, desequilíbrio hormonal, excesso de açúcar no sangue ou estresse. Somente mudanças direcionadas na dieta e no estilo de vida podem.

O que é uma dieta antiacne, afinal?

Alguns dos gatilhos de acne mais conhecidos e amplamente aceitos são laticínios, açúcar e carboidratos refinados. Mas eles não são os únicos. Óleos vegetais, alimentos processados ​​e produtos animais convencionais também podem contribuir. Embora nenhum alimento sozinho possa causar ou curar a acne, há muitas evidências de que certos alimentos agravam a acne, enquanto outros a revertem.

O que muitas “dietas para acne” erram é focar no que remover, sem enfatizar o que adicionar: alimentos ricos em antioxidantes, anti-inflamatórios e com baixo índice glicêmico. Pois, esses alimentos atendem às deficiências nutricionais comuns de pessoas com acne.

Além disso, o surgimento de acne pode estar relacionado ao mau funcionamento intestinal (sempre ele, né?). Quando a microbiota está desequilibrada é possível sentir os efeitos na pele (literalmente). Pois, as bactérias do intestino quando estão equilibradas são de extrema importância para a saúde do corpo – e com a pele não é diferente. 

Muitas pacientes que se queixam de acne, na verdade, estão com problemas intestinais que geram esse e outros problemas de pele. Por isso, digo e repito: cuide do intestino. Procure uma nutricionista e comece pelo passo 1: investigar a saúde intestinal.  

Contudo, como eu sempre digo aqui, cada pessoa é única. Por isso, é importante observar que os alimentos que fazem uma pessoa ter espinhas podem não fazer o mesmo por outra. Cada um de nós tem uma bioquímica única, então nossa “dieta perfeita para pele clara” será um pouco diferente. 

Na minha consulta, a partir da individualidade de cada paciente, eu traço um passo a passo para identificar quais alimentos podem desencadear a acne e quais podem revertê-la. Assim, você pode criar a dieta perfeita para o seu corpo.

As mudanças na dieta terão um impacto significativo. Isso inclui não só alimentação, mas também limitar e lidar com o estresse, dormir o suficiente e fazer exercícios regularmente.

Produtos antiacne: melhores suplementos

Sempre que necessário, podemos contar com a ajuda de suplementos para prevenir e tratar as espinhas. Assim, pode-se suplementar micronutrientes como zinco, selênio e cobre, a vitamina A, C e ômega-3. Mas, vale lembrar que toda e qualquer suplementação deve ser feita de forma individualizada, de acordo com as suas necessidades e sempre com a orientação da nutricionista, ok?

Qual tem sido sua experiência com os tratamentos para acne mencionados acima? Você já tentou mudanças na dieta e no estilo de vida? O que foi mais eficaz para você? Marque já uma consulta e cuide da sua pele de dentro para fora. 

Leia também: Dieta anti-inflamatória e seus benefícios 

Posts relacionados

Deixe um comentário