Vila Nova Conceição, São Paulo.

Não quero emagrecer: quero perder barriga

Barriga inchada: como diminuir distensão quero perder barriga

“Nutri, eu não quero emagrecer, eu quero perder barriga”. Essa é uma frase comum demais no consultório, principalmente entre a mulherada. Se esse é seu objetivo, vem comigo que eu tenho dicas de ouro. 

Barriga inchada: como diminuir distensão quero perder barriga

Quero perder barriga

Você está feliz com seu corpo, mas ficaria ainda mais se pudesse perder aquela barriguinha que insiste em permanecer e que atrapalha o seu shape dos sonhos. Muita gente se identifica com essa situação. A gordura dessa região pode ser mesmo mais difícil de perder, e é por isso que é essencial procurar uma nutricionista para desenvolver um cardápio estratégico com essa finalidade, seu biotipo, características e estilo de vida, ok?

Outra coisa que vou dizer que pode chocar: não é possível dizer ao corpo qual região você quer emagrecer: é preciso adotar uma estratégia que diminua o percentual de gordura do corpo de um modo geral para conquistar a barriga que tanto quer. 

Leia também: Por que devemos jantar cedo?

Dieta x exercícios

Já está mais que comprovado que a barriga chapada e lisinha precisa da combinação dieta + exercícios. Pois, de nada adianta treinar se a sua alimentação joga contra a composição corporal ideal para um abdômen definido.

Então, de maneira resumida, posso dizer que perder a gordura da região abdominal será resultado de treino aliado a uma dieta rica em nutrientes e baixa em calorias, com ênfase em alimentos como frutas, legumes, grãos integrais e proteínas magras. Tudo isso ajustando quantidade em cada refeição. 

Durante a minha consulta, por exemplo, para definir a dieta ideal, analiso a composição corporal da paciente, faço exame de bioimpedância que identifica massa magra e gordura e, de maneira estratégica, traço um plano alimentar que será capaz de derreter essa gordurinha indesejada, mas também mantendo os objetivos de definição e ganho de massa magra das outras partes do corpo. 

Dicas simples e certeiras para quem quer perder barriga

Nutri, é só isso então? Não só, mas também! Rs. Existem outras dicas importantes para quem quer perder barriga, como: 

  • Pratique exercícios aeróbicos: atividades como caminhada, corrida, ciclismo, natação ou dança podem ajudar a queimar calorias e reduzir a gordura abdominal.
  • Faça exercícios de força: exercícios de musculação e treinamento de resistência ajudam a aumentar a massa muscular, o que proporcionalmente reduz a massa gorda;
  • Reduza o consumo de álcool: o álcool pode contribuir para o ganho de peso, mas isso você já sabia;
  • Controle o estresse: o estresse pode contribuir para o ganho de peso e a gordura abdominal (assunto para outro post). Tente reduzir o estresse com práticas como ioga, meditação ou hobbies relaxantes;
  • Durma o suficiente: a falta de sono pode aumentar o risco de acúmulo de tecido adiposo. Tente dormir de 7 a 8 horas por noite.

Nutri, onde eu posso estar errando?

Recebo muitas pacientes que têm certeza que estão fazendo tudo certo (alimentação saudável, exercícios, vida em equilíbrio), mas não entendem porque não têm resultados. 

Dá minha prática clínica, posso identificar o que geralmente está acontecendo:

  • A pessoa pensa que tem uma alimentação saudável: mas, na verdade está comendo pão integral, peito de peru, barrinha de cereal, biscoito integral, iogurte com sabor, doces low carb e outros industrializados light e diet… (se você não entendeu o problema aqui, marque já uma consulta com a nutricionista); 
  • A pessoal realmente come coisas saudáveis: mas está exagerando nas quantidades (você conhece alguém que come açaí todo dia, mas se vão quase 2 mil calorias só nesse lanche?); 
  • Falta de estratégia na prática de exercícios; 
  • Não é gordura na barriga, é inchaço: vamos investigar esse intestino para ontem; 
  • Estresse em excesso: pode aumentar o hormônio do estresse chamado cortisol, que pode influenciar o ganho de peso e acúmulo de gordura abdominal; 
  • Problemas de saúde: que vão de alergias e intolerâncias alimentares, passando por hipotireoidismo, síndrome do ovário policístico e diabetes;
  • Síndrome metabólica: para saber se você tem, eu preciso fazer uma avaliação. 

Viu só quanta coisa pode estar envolvida? 

E você, está feliz com a sua composição corporal, ou gostaria de secar a barriga? Agende uma consulta e recebe orientações personalizadas para seus objetivos.

Posts relacionados

Deixe um comentário