Se você nunca parou para pensar na relação da saúde dos seus cabelos com a qualidade da sua alimentação, estou aqui para dar esse alerta. Tenho muitas pacientes que chegam no consultório com queixas de queda capilar, cabelos fracos, quebradiços, opacos, minguados e que, apesar de terem feito diversos tratamentos, não aliaram a tricologia e nutrição para um resultado satisfatório.
Mas, vamos dar um passo para trás e explicar melhor o que é a tricologia. A tricologia é uma área voltada especialmente para deixar o cabelo saudável. Ela pode ser uma especialidade buscada por dermatologistas, químicos, biólogos, cosmetólogos, farmacêuticos e, claro, nutricionistas.
Entendi, nutri. Mas, o que a nutricionista tem a ver exatamente com a saúde do meu cabelo? Tudo. Por que? Porque questões como queda do cabelo, enfraquecimento e o afinamento dos fios são sintomas que, geralmente, mascaram problemas ainda maiores e que exigem investigação.
Problemas de saúde que podem refletir no cabelo
Diversas doenças que podem ser tratadas no consultório da nutricionista tem como sintomas problemas capilares. Como:
- Anemia;
- Problemas de tireoide;
- Síndrome metabólica;
- Problemas intestinais (sempre o intestino);
- Dietas inadequadas (você aí fazendo a dieta da moda sem acompanhamento achando que está tudo bem);
- Má absorção de nutrientes;
- Estresse;
- SOP;
- Doenças autoimunes e mais.
Na alopecia androgenética, por exemplo, popularmente chamada de calvície, quando há deficiência de nutrientes, ocorre o encurtamento da fase de crescimento dos cabelos, acelerando a fase de queda. Consequentemente, os cabelos ficam ralos cada vez mais cedo.
Por isso, não vai adiantar fazer aquela mega hidratação no salão, comprar os produtos mais sofisticados e caros se você não se cuidar de dentro para fora, começando pelo que você coloca no prato. Ou seja, a desnutrição capilar existe, mas tem tratamento.
Leia também: Dieta anti-inflamatória e seus benefícios
Tricologia e nutrição: Como a DIETA AJUDA
A consulta para quem está com problemas capilares, seja queda, enfraquecimento, afinamento ou outros, passa por:
- Avaliação clínica;
- Recordatório alimentar: vou entender como está sua alimentação;
- Análise e interpretação de exames;
- Relação de sinais e sintomas.
A partir daí vai ser possível identificar possíveis causas das queixas e, assim, traçar um planejamento personalizado e individual de acordo com suas necessidades e objetivos. Ou seja, aqui entra dieta, suplementação, fitoterápicos e tudo mais o que for preciso para eliminar o problema de vez.
Assim, os principais resultados do tratamento capilar no consultório da nutricionista são:
- Aumento da produção dos fatores de crescimento capilar;
- Melhora do aporte de nutrientes;
- Ação anti-inflamatória, contribuindo para melhora da dermatite seborréica (caspa) e outros tipos de inflamações no couro cabeludo.
Como está a saúde dos seus fios? Será que seu cabelo não está do jeito que você gostaria por conta da alimentação? Agende já sua consulta presencial ou online e obtenha a orientação nutricional adequada para tratar sinais e sintomas.