A tireoide, aquele pequeno órgão em forma de borboleta que fica na base do pescoço, é muito importante para a saúde como um todo, em fatores como equilíbrio hormonal e metabolismo. E digo mais, pode, entre outras questões, ter ligação direta com a infertilidade. “Mas, nutri, você quer dizer que existe relação entre tireoide e fertilidade?”. Sim, vem entender.
O desequilíbrio da tireoide é muito comum, sendo as mulheres 5 a 10 vezes mais propensas do que os homens a ter um distúrbio desse tipo. Quando há um desequilíbrio do funcionamento da tireoide (seja hipertiroidismo ou hipotiroidismo) e esse desequilíbrio não é controlado, pode-se ter como consequência insuficiência ovariana prematura, infertilidade ou um distúrbio de ovulação, como a síndrome do ovário policístico.
Tireoide e fertilidade: entenda a relação
A tireoide afeta o ciclo menstrual de várias maneiras devido à cascata de hormônios envolvidos na ovulação bem-sucedida. Nosso hormônio tireoidiano faz parte dessa cascata e deve apoiar a comunicação hormonal que ocorre entre cérebro e ovários. Assim, essa comunicação coordena quando um óvulo amadurece e quando é liberado (ovulação). Ou seja, quando a tireoide não está funcionando adequadamente, essas linhas de comunicação se interrompem.
Uma das muitas razões para monitorar seu ciclo inclui o fato de que os primeiros sinais de desequilíbrio da tireoide podem ser detectados em sinais e sintomas como:
- Um ciclo consistentemente mais longo do que 35 dias;
- Ciclos menores que 21 dias;
- Fluxo menstrual muito intenso ou sangramento por mais de 7 dias;
- Padrões anormais de muco cervical;
- Fase pós-ovulatória (fase lútea) de 10 ou menos dias.
Como saber se minha tireoide está equilibrada
Procurando um especialista e fazendo os exames periodicamente. Além disso, mesmo quando a função da tireoide (medida com TSH) parece “normal”, é importante observar os sintomas e considerar um painel completo, incluindo anticorpos tireoidianos. Pois, os anticorpos tireoidianos aumentam significativamente o risco de aborto espontâneo, mesmo que todos os outros hormônios tireoidianos estejam normais.
Como nutricionista, observo o hormônio estimulante da tireoide (TSH) e a tiroxina livre (FT4), que é padrão na medicina convencional. No entanto, olhar apenas para TSH e T4 não nos conta toda a história de uma paciente. Pois, um painel de tireoide COMPLETO é recomendado para avaliação apropriada da função, trabalhando de maneira integrativa entre endocrinologista, nutricionista e ginecologista.
Leia também: quem tem hipotireoidismo pode comer glúten?
Tireoide e fertilidade Na consulta com a nutricionista
É muito importante fazer um check-up da tireoide se você tiver um histórico de aborto espontâneo, SOP, infertilidade inexplicada ou insuficiência ovariana prematura. Um painel completo da tireoide inclui:
- TSH
- T4 livre
- T3 livre
- T3 reverso
- Anti-TPO
- Anti-TG
A essa altura, você pode estar se perguntando o que leva ao desequilíbrio da tireoide. Não existe uma única causa, mas normalmente é uma combinação de fatores, como:
- Saúde intestinal comprometida;
- Deficiências nutricionais como resultado de problemas de saúde intestinal ou ingestão de uma dieta carente de nutrientes que a tireoide precisa para funcionar como iodo, selênio, zinco, ferro e vitaminas do complexo B;
- Alta exposição a toxinas como flúor, cloreto, brometo, poluentes, pesticidas, xenoestrogênios e outros;
- Uso de anticoncepcional hormonal a longo prazo ou mais de 2 anos consecutivos, por exemplo;
- Estresse crônico;
- Má qualidade do sono.
Tenho desequilíbrio na tireoide: e agora?
É importante ressaltar que o tratamento adequado para a tireoide pode ajudar a restaurar a função tireoidiana normal e, consequentemente, melhorar a fertilidade tanto em mulheres quanto em homens. O tratamento deve ser individualizado, sendo importante o controle periódico. Por isso, é fundamental buscar aconselhamento médico especializado para diagnóstico e tratamento adequados.
“Nutri, toda mulher que tem problemas na tireoide vai ter dificuldades para engravidar?”. Nem sempre existe uma relação. Mas, caso a paciente esteja apresentando dificuldade para engravidar, vale a pena investigar. Por fim, a boa notícia é que na maioria das vezes os problemas na tireoide podem ser tratados, possibilitando uma gestação tranquila.
Você tem hipotireoidismo ou hipertireoidismo? Está tentando engravidar? Agende já uma consulta de avaliação e receba orientações personalizadas.