Nutrição ginecológica: Dieta e saúde da mulher

Nutrição ginecológica

Uma das minhas especialidades é em Nutrição na Saúde da Mulher e Reprodução Humana (pós-graduação que fiz na PUC). E, por isso, sou uma das defensoras de que ginecologistas e nutricionistas devem caminhar juntos ao atender uma paciente. Nutrição ginecológica não é bem uma área de atuação. Mas, uma abordagem de se usar os benefícios dos nutrientes para prevenir e tratar questões ginecológicas comuns, como miomas uterinos (UFs), endometriose, síndrome do ovário policístico (SOP), infertilidade, distúrbios menstruais, infecções vaginais e mais. 

Quando usamos os benefícios da nutrição no tratamento de sinais e sintomas de doenças ginecológicas todo mundo ganha: pacientes, que podem contar com dieta, chás e suplementações que vão ajudar no tratamento, e os profissionais de saúde, que terão uma abordagem mais integrativa – algo que eu acredito muito na medicina e saúde. 

Clique para agendar uma consulta

Nutrição ginecológica: como a dieta pode ajudar na prevenção e tratamento de doenças das mulheres

Poderia ficar aqui horas falando dos benefícios de determinadas dietas para diversas questões de saúde. Mas, vou trazer alguns dos exemplos que mais uso no consultório, especialmente quando atendo pacientes que já sabem que têm algum problema ginecológico e buscam um tratamento que não fique reduzido apenas aos remédios. 

Síndrome do ovário policístico x alimentação 

Dieta específica para quem tem SOP faz parte do tratamento. E se você tem Síndrome do ovário policístico e nunca relacionou a alimentação com os sinais e sintomas da doença, calma que neste post eu explico como aplicar as melhores estratégias. É só clicar aqui

Endometriose e o papel da alimentação no tratamento

Tenho recebido no consultório com cada vez mais frequência mulheres que acabaram de descobrir ou que estão em tratamento da endometriose. E não é por acaso: Estima-se que entre 7 a 10% de todas as mulheres tenham endometriose. Ou seja, cerca de 1 em cada 10. Você pode estar se perguntando: por que uma pessoa com endometriose procurou uma nutricionista? Então, eu posso garantir que endometriose e alimentação estão mais relacionadas do que se pode imaginar. Clique aqui para saber mais sobre nutrição ginecológica no tratamento de endometriose

Dieta para candidíase: NUTRIÇÃO GINECOLÓGICA NESSA CONDIÇÃO

Candidíase vaginal não é grave, mas incomoda. Super comum entre as queixas das minhas pacientes, ela afeta 75% das mulheres em algum momento da vida. É uma infecção causada pelo fungo Candida, afetando, principalmente, os órgãos genitais, mas também pode atingir boca e pele. Entre os sintomas, podemos citar coceira, irritação, inchaço e corrimento. Mas, se você ainda não entendeu o que a alimentação tem a ver com isso, saiba que seguir uma dieta ideal faz parte do tratamento para candidíase, assim como alguns alimentos devem ser evitados para reduzir as chances do fungo aparecer. Clique aqui e saiba qual o cardápio ideal. 

Viu só? Esses foram alguns exemplos simples de como a alimentação pode ser aliada das doenças ginecológicas. Sem contar como a dieta pode ajudar na (in)fertilidade, no microbioma vaginal e até cânceres ginecológicos. 

Agende uma consulta com uma nutricionista especialista em saúde da mulher e reprodução humana

Cuidar da sua alimentação é fundamental em todas as fases da vida. Um acompanhamento nutricional adequado pode reduzir sintomas, controlar hormônios e garantir que você receba todos os nutrientes necessários para ter um corpo saudável. 

Como nutricionista especialista em saúde da mulher e reprodução humana, estou aqui para ajudar você nesse processo.

Como estão os seus exames ginecológicos? E a sua alimentação? Sofre de SOP, endometriose ou outra questão?  Agende já sua consulta presencial ou online e obtenha a orientação nutricional adequada para tratar sinais e sintomas. 

Clique para agendar uma consulta

Related Posts