Se você melhorar a qualidade dos óvulos à medida que envelhece, poderá preservar parte da sua fertilidade para ainda poder engravidar.
Sim, a idade importa porque o número de óvulos que você tem diminui conforme cada ciclo passa. Mas, a idade não é o único fator. A fertilidade tem tanto a ver com a qualidade dos seus óvulos como com a quantidade deles.
Esta é uma notícia incrível. Pois, há muito o que você pode fazer para melhorar a qualidade dos seus óvulos.
Algumas etapas do processo para melhorar a qualidade dos óvulos incluem:
- Seguir uma dieta adequada;
- Suplementar da forma correta;
- Evitar toxinas ambientais.
Clique para agendar uma consulta
O que é a qualidade dos óvulos?
A qualidade dos óvulos refere-se à probabilidade de implantação do embrião e baseia-se parcialmente no número de óvulos que uma mulher ainda tem para o futuro. Mas há uma razão pela qual se chama qualidade e não quantidade de óvulos: a qualidade também se refere ao fato de um óvulo ser cromossomicamente “normal” ou “anormal”.
Muitos médicos de fertilidade concentram-se na qualidade dos óvulos quando os pacientes estão passando por tratamentos de fertilização in vitro. Mas, você também pode trabalhar para melhorar a qualidade dos óvulos se ainda estiver tentando engravidar sem intervenção médica.
O que causa a má qualidade dos óvulos?
O declínio da fertilidade com a idade deve-se ao declínio da quantidade e da qualidade dos óvulos nos ovários – conhecidos como reserva ovariana.
Embora não haja nada que você possa fazer a respeito do declínio na quantidade, há muito que você pode fazer para melhorar a qualidade dos óvulos que você possui.
A má qualidade dos ovos é causada por anormalidades cromossômicas nos oócitos (óvulos).
A informação genética é transportada em cadeias de proteínas chamadas cromossomos. À medida que envelhecemos, estamos expostas a cada vez mais estresse oxidativo que danifica os cromossomas – também conhecidos como anomalias cromossômicas.
O dano cromossômico é um grande problema porque prejudica a composição genética para o crescimento e divisão celular. Ou seja, a reprodução. É a causa número 1 de abortos espontâneos – mais do que qualquer outra causa combinada.
Embora parte desse estresse oxidativo ocorra naturalmente, grande parte dele é evitável. A maior parte dos danos cromossômicos ocorre cerca de 90 dias antes da ovulação, quando os folículos estão amadurecendo, oferecendo uma janela de oportunidade para prevenção.
Isso nos traz de volta a tudo o que você pode fazer para proteger seus cromossomos de danos. E, assim, melhorar a qualidade dos óvulos para ajudá-la a engravidar com mais rapidez e facilidade.
Clique para agendar uma consulta
É possível melhorar a qualidade dos óvulos?
Sim, mas você realmente precisa de mais de 90 dias para perceber verdadeiras melhorias na qualidade dos ovos. Pois, leva cerca de 90-100 dias (cada mulher e seu ciclo são únicos, portanto estes não são números exatos) para que um folículo amadureça para a ovulação – é quando os cromossomos estão mais vulneráveis a danos.
Assim, se o seu objetivo é a qualidade do óvulo, reserve 90-100 dias completos.
Como testar a qualidade dos óvulos?
Conforme explicado acima, embora a qualidade dos óvulos diminua à medida que envelhecemos, a idade não é o único fator. Você pode ter mais de 40 anos e ainda ter óvulos de ótima qualidade – ou seja, muito poucos danos cromossômicos. Por outro lado, você pode ter menos de 30 anos e ter dificuldade para engravidar por causa de anomalias cromossômicas.
Infelizmente, não existe um teste definitivo – é uma estimativa da viabilidade potencial do embrião com base em alguns marcadores, incluindo:
Hormônio Folículo Estimulante (FSH)
Produzido no cérebro, esse hormônio diz aos ovários para recrutarem folículos para amadurecer a ovulação. Certifique-se de testar o FSH no terceiro dia do seu ciclo.
Idealmente, você deseja que seu FSH seja inferior a 9 mIU/mL.
Estradiol
O estradiol é a forma dominante de estrogênio nos anos reprodutivos e é produzido pelos ovários. Assim como o FSH, teste o estradiol no terceiro dia do seu ciclo.
Você deseja que os níveis estejam entre 20-45 pg/mL. Se for superior a 60, isso pode reduzir falsamente os níveis de FSH – portanto, avalie os dois hormônios juntos.
Hormônio Anti-Mulleriano
Este hormônio é liberado pelos folículos nos ovários à medida que eles se desenvolvem. O AMH pode ser testado a qualquer momento durante o seu ciclo.
Embora um AMH mais elevado seja geralmente considerado melhor – este não é um teste muito fiável quando avaliado isoladamente. Mulheres com baixo AMH ainda podem engravidar. Observe também que níveis baixos de vitamina D podem reduzir falsamente os níveis de AMH. Portanto, se o seu AMH voltar baixo, verifique também o seu status de vitamina D.
Contagem de folículos antrais
Uma contagem do número de folículos usando uma imagem de ultrassom.
Clique para agendar uma consulta
Como posso melhorar a qualidade dos óvulos na prática
Dieta da fertilidade
A dieta de fertilidade é o primeiro passo para melhorar a qualidade dos óvulos. A boa notícia é que não é nenhum bicho de sete cabeças. Trata-se de uma alimentação saudável, rica em frutas e vegetais, proteínas de qualidade e gorduras boas.
Como começar:
Coma um arco-íris de antioxidantes todos os dias
Lembra daquele estresse oxidativo de que falamos acima e como ele danifica os cromossomos?
Os antioxidantes combatem a oxidação. Eles literalmente protegem seus cromossomos do estresse oxidativo.
Esses poderosos antioxidantes são amplamente encontrados em frutas, vegetais, ervas e especiarias.
Cada cor tem antioxidantes diferentes, por isso recomendo comer diariamente um arco-íris de frutas e vegetais.
Leia também: Cortar carboidratos aumenta chance de engravidar?
Coma para equilibrar o açúcar no sangue
Quando ajudo pacientes a melhorar a fertilidade e engravidar, o primeiro passo é sempre o equilíbrio do açúcar no sangue.
Em geral, foi demonstrado que níveis cronicamente elevados de açúcar no sangue prejudicam a fertilidade, tornando mais difícil engravidar naturalmente.
Assim, ao analisar especificamente a qualidade dos óvulos, a investigação sugere que a falta de controle do açúcar no sangue leva a menos óvulos recuperados, menos óvulos fertilizados e menos embriões de qualidade. Ou seja:
- Coma carboidratos ricos em fibras. Isso significa mais grãos integrais, feijão, milho, ervilha, batata doce e frutas, e menos pão branco, arroz e macarrão, doces e guloseimas (para quem gosta de doces, isso é brutal, eu entendo).
- Faça refeições equilibradas com fibras, proteína e gorduras boas.
Suplementos para melhorar a qualidade dos óvulos
Na minha consulta, sempre começo com a dieta de fertilidade como primeiro passo e, depois, faço recomendações de suplementos com base nas necessidades de cada indivíduo.
Dito isto, existem alguns suplementos selecionados que são apoiados por ciência sólida para melhorar a qualidade dos óvulos e ajudá-la a engravidar.
Cada mulher é única e eu oriento cada paciente de maneira personalizada. Mas, de forma geral, podemos falar que as tentantes se beneficiam de:
- metilfolato;
- ômega-3;
- coenzima Q10;
- NAC.
Clique para agendar uma consulta
Proteja-se das toxinas ambientais
Por último, mas não menos importante, é essencial proteger o corpo (e os óvulos) das toxinas do ambiente.
Os óvulos são altamente sensíveis às toxinas ambientais que se escondem em produtos de limpeza, maquiagem, pesticidas em seus alimentos e até mesmo no ar que você respira.
Você provavelmente já ouviu falar do BPA, já que quase 150 estudos demonstraram que ele perturba o desenvolvimento saudável dos óvulos e causa anomalias cromossômicas.
Também há boas notícias – proteger os óvulos das toxinas ambientais não se trata apenas de cortar as coisas. Lembra daquele arco-íris de antioxidantes com o qual começamos? Os antioxidantes combatem os radicais livres formados por toxinas, minimizando o impacto prejudicial da exposição às toxinas.
Mais uma nota encorajadora: não precisa ser tudo ou nada. Qualquer quantidade que você puder reduzir a exposição a essas toxinas, melhor para sua fertilidade, para a saúde do seu futuro bebê e para sua saúde geral. Vamos falar das principais toxinas que estão no nosso dia a dia.
Plástico
Sabemos que os plásticos estão por toda parte. Assim, tentar eliminá-los da sua vida não é realista. No entanto, aqui estão ações que você pode tomar para minimizar os danos dos plásticos à sua fertilidade:
- Evite aquecer os alimentos em recipientes de plástico. Em vez disso, use pratos de vidro no micro-ondas;
- Compre uma garrafa de água reutilizável para evitar garrafas plásticas.
Pesticidas
Os produtos químicos pulverizados em nossos alimentos para matar ervas daninhas e insetos também são tóxicos para os óvulos. A exposição a pesticidas está associada a problemas de fertilidade, distúrbios ovarianos, aborto espontâneo, parto prematuro, baixo peso à nascença e defeitos congênitos.
Assim, para melhorar a qualidade dos óvulos, a aposta mais segura é comprar produtos orgânicos. Se o custo do orgânico é proibitivo, pelo menos compre orgânico quando estiver comendo a casca. Por exemplo:
- Se for uma maçã, morango ou tomate – compre orgânico;
- Para abacate, banana ou melão, você pode optar pelo convencional.
Poluentes
Você não precisa remover sozinha a poluição atmosférica do planeta para se tornar mãe. Mas, o ambiente doméstico é seu domínio, e a qualidade do ar em sua casa é (muito) importante para a qualidade dos óvulos e a função ovariana.
Aqui está o que você pode fazer para melhorar a qualidade dos ovos limpando o ar da sua casa:
- Evite produtos com cheiro. Eles podem cheirar bem, mas contêm ftalatos ligados à falência ovariana prematura, à anovulação e à destruição folicular.
- Solução simples: Substitua purificadores de ar e perfumes por óleos essenciais para você e um difusor para sua casa.
- Cultive plantas domésticas. As plantas vivas da sua casa são lindas e limpam o ar.
Produtos pessoais
Pense na sua pele como uma esponja. Tudo o que você aplica é prontamente absorvido pelos poros e chega à corrente sanguínea. Por isso é tão importante ter certeza de que o que você coloca na pele está limpo e livre de toxinas quanto o que você coloca na boca.
Não há problema em ir devagar. Substitua um produto de cada vez, começando pelos que você usa com mais frequência. À medida que você ficar sem algo, substitua-o por algo mais limpo e seguro.
Agende uma consulta com uma nutricionista especialista em saúde da mulher e reprodução humana
Se você está frustrada por ainda não estar grávida ou se perguntando o que mais poderia estar fazendo, saiba que a fertilidade não é uma solução única para todas.
Na minha consulta, ofereço orientação em nutrição de fertilidade para fornecer soluções personalizadas, projetadas para sua fisiologia única, para engravidar com mais rapidez e facilidade.
Fazer um bebê é natural, mas isso não significa que seja fácil. Mas, eu posso ajudar.
Agende uma consulta. Você sairá com um plano de ação para fertilidade que poderá começar imediatamente.