Quando o paciente descobre o quadro de hipotireoidismo é essencial que seja encaminhado para um nutricionista. Pois, é ele precisa seguir uma dieta equilibrada e bem planejada, de acordo com sinais, sintomas e interpretação de exames laboratoriais, como parte do tratamento para a condição. Assim, recebo diversas dúvidas desses pacientes em meu consultório, e uma das mais comuns é: “Quem tem hipotireoidismo pode comer glúten?”. Vamos por partes…
Clique para agendar uma consulta
O que é hipotireoidismo
De maneira bem resumida, o hipotireoidismo é uma condição em que a glândula tireoide não produz hormônios tireoidianos suficientes, o que pode afetar muitas funções corporais.
Para quem tem hipotireoidismo, a nutricionista é uma parte importante da equipe de cuidados de saúde. A profissional desempenha um papel fundamental na gestão da condição e na melhoria da qualidade de vida.
Pois, a nutricionista vai determinar as necessidades nutricionais individuais e recomendar uma dieta adequada para o paciente com hipotireoidismo. Uma dieta rica em nutrientes, como vitaminas do complexo B, selênio e iodo, pode ajudar a apoiar a função tireoidiana adequada.
Além disso, cabe à nutri orientar o paciente a evitar alimentos que possam interferir na absorção de hormônios tireoidianos, como a soja, e alimentos que possam aumentar a inflamação, como alimentos processados, açúcar e carboidratos refinados.
Por fim, a nutricionista também pode ajudar a controlar o ganho de peso, um sintoma comum do hipotireoidismo, e recomendar um plano de suplementação adequado.
Leia também: Hipotireoidismo engorda?
Afinal, quem tem hipotireoidismo pode comer glúten?
Para esse tipo de paciente indica-se evitar alimentos ricos em sal, gorduras saturadas e carboidratos simples e limitar o consumo de soja e seus derivados, uma vez que interferem na atividade hormonal da tireoide.
Também vale dizer que algumas pessoas com hipotireoidismo têm intolerância ou sensibilidade ao glúten. Por isso, é indicado tirá-lo da dieta. Algumas pacientes com sensibilidade não celíaca ao glúten também relatam melhora nos sintomas do hipotireoidismo após parar de ingerir o bendito.
A relação entre glúten e hipotireoidismo ainda é tema de debate e estudo na comunidade médica e científica. Algumas pesquisas sugerem que pessoas com hipotireoidismo podem ter uma maior chance de ter sensibilidade ao glúten ou doença celíaca do que a população em geral. Além disso, o glúten pode interferir na absorção de hormônios tireoidianos em algumas pessoas com hipotireoidismo.
Clique para agendar uma consulta
Agende uma consulta com uma nutricionista especialista em saúde da mulher e reprodução humana
Cuidar da sua alimentação é fundamental em todas as fases da vida. Você tem hipotireoidismo? Sente que seu metabolismo desacelerou? Ou tem notado uma sensibilidade ao glúten? Agende já uma consulta de avaliação e receba orientações personalizadas.
Como nutricionista especialista em saúde da mulher e reprodução humana, estou aqui para ajudar você nesse processo. Agende sua consulta comigo e vamos juntas construir uma jornada alimentar que traga mais bem-estar para você.