Hipotireoidismo engorda? Relação da condição com dieta

Hipotireoidismo engorda

Será que descobrir hipotireoidismo é uma sentença para o ganho de peso? Recebo no consultório muitas pacientes que foram diagnosticadas com essa condição e encaminhadas por um endocrinologista para cuidar da alimentação. Uma dúvida que sempre aparece, especialmente entre as “novatas” no diagnóstico, é se hipotireoidismo engorda. Vamos ver com calma. 

Hipotireoidismo engorda

Antes de mais nada, hipotireoidismo é uma condição médica em que a glândula tireoide não produz hormônios tireoidianos suficientes para atender às necessidades do corpo. A tireoide é uma pequena glândula em forma de borboleta localizada na parte frontal do pescoço. Ela produz hormônios que regulam o metabolismo do corpo. Esse mau funcionamento afeta, entre outras coisas, o metabolismo. 

O hipotireoidismo pode ser tratado com hormônios tireoidianos sintéticos para repor os hormônios que a glândula não está produzindo adequadamente junto com alimentação adequada e personalizada (explico já). 

Será que eu tenho hipotireoidismo?

Entre os principais sintomas estão fadiga, ganho de peso, sensação de frio, pele seca, queda de cabelo, prisão de ventre, dor muscular, fraqueza, depressão e esquecimento. Mas, para fechar o diagnóstico é preciso analisar o exame da dosagem dos níveis do hormônio estimulante da tireoide (TSH) e do hormônio tireoidiano T4 livre (FT4). Quando a glândula tireoide não está produzindo hormônios tireoidianos suficientes, o nível de TSH no sangue aumenta e o nível de FT4 diminui.

Além disso, em alguns casos, pode ser necessário realizar outros exames, como a dosagem do hormônio tireoidiano T3, anticorpos contra a tireoide e uma ultrassonografia da glândula tireoide.

Leia também: Dieta rica em fibras é o que você precisa

Tem hipotireoidismo? Corre para a nutricionista

Ao descobrir o hipotireoidismo é preciso procurar uma nutricionista. Por que o hipotireoidismo engorda? Calma. A dieta ideal para quem tem hipotireodismo deve ser feita de maneira personalizada e individualizada, de acordo com exames laboratoriais, sinais, sintomas, queixas e estilo de vida de cada um. Mas, de maneira geral, é fundamental manter uma dieta balanceada e saudável. Como? Priorizando alimentos fonte de fibras, antioxidantes e minerais, como iodo (nutriente importante para a produção de hormônios da tireoide), selênio (mineral que ajuda a converter o hormônio T4 em T3, que é a forma ativa do hormônio tireoidiano), zinco e cobre.

Por outro lado, é indicado evitar alimentos ricos em sal, gorduras saturadas e carboidratos simples e limitar o consumo de soja e seus derivados, uma vez que interferem na atividade hormonal da tireoide.

Também vale dizer que algumas pessoas com hipotireoidismo têm intolerância ou sensibilidade ao glúten. Por isso, é indicado tirá-lo da dieta. Algumas pacientes com sensibilidade não celíaca ao glúten também relatam melhora nos sintomas do hipotireoidismo após parar de ingerir o bendito. 

Respondendo à pergunta de ouro:  hipotireoidismo engorda?

O mecanismo é o seguinte: a tireoide é responsável por regular o metabolismo do corpo, incluindo a taxa na qual o corpo queima calorias para produzir energia. Assim, quando a tireoide não está funcionando adequadamente devido ao hipotireoidismo, o metabolismo pode diminuir, o que pode levar ao acúmulo de gordura corporal e ao ganho de peso. Eu disse “pode levar”! 

Além disso, o hipotireoidismo pode afetar outros aspectos da saúde que também contribuem com o ganho de peso. Exemplos: aumento do apetite e a redução da atividade física devido à fadiga e à falta de energia.

No entanto, nem todas as pessoas com hipotireoidismo engordam. E o tratamento adequado com medicamentos e acompanhamento nutricional pode ajudar a controlar o ganho de peso e outros sintomas.

Ou seja, se você tem hipotireoidismo, toma os medicamentos indicados pelo médico e segue as orientações da nutricionista, você não vai engordar.

Mas, nutri, eu já engordei. Vou conseguir emagrecer tendo hipotireoidismo? Claro que vai, contanto que siga uma dieta adequada ao seu corpo e objetivos. 

Você tem hipotireoidismo? Sente que seu metabolismo desacelerou? Ou tem notado uma sensibilidade ao glúten? Agende já uma consulta de avaliação e receba orientações personalizadas. 

Related Posts