Muitas pacientes vêm até meu consultório com uma dúvida: “será que dá para ganhar massa magra tendo endometriose?”. Vamos entender até que ponto a condição intefere na construção muscular.
Endometriose x massa magra
A endometriose é uma condição na qual o tecido semelhante ao revestimento do útero (endométrio) cresce fora do útero, Geralmente nas regiões pélvicas, como os ovários, trompas, intestino e outros. Essa condição é conhecida por causar sintomas como dor pélvica intensa, períodos menstruais dolorosos e problemas de fertilidade.
O ganho de massa muscular, por outro lado, está relacionado principalmente à prática regular de exercícios físicos, alimentação adequada e outros fatores, como genética, níveis hormonais, descanso adequado e hidratação. Assim, o processo de ganho de massa magra envolve o estímulo dos músculos por meio de atividades físicas específicas, como treinamento de resistência, e o fornecimento adequado de nutrientes, especialmente proteínas, para promover o crescimento e a reparação muscular.
Mas, respondendo à dúvida, sim, é possível ganhar massa magra tendo endometriose. No entanto, assim como com a perda de peso, pode haver desafios adicionais para mulheres com endometriose que desejam trabalhar os músculos nesse sentido.
A dor pélvica e a fadiga são comuns entre as mulheres com endometriose e isso pode afetar a capacidade e disposição de se exercitar. Além disso, algumas mulheres com endometriose podem ter alterações hormonais que afetam o desenvolvimento muscular.
Clique para agendar uma consulta
Ganhar massa magra tendo endometriose é possível
Tendo endometriose ou não, procure uma nutricionista para otimizar o ganho de massa magra. Na minha consulta, faço uma avaliação corporal com a pacientes, identifico sinais e sintomas, analiso exames e, assim, traço a quatro mãos um plano alimentar personalizado e possível.
Só uma nutricionista será capaz de desenvolver um plano alimentar que forneça a quantidade ideal de proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis para suportar o desenvolvimento muscular e a recuperação após o exercício. Tudo de maneira segura e saudável.
Leia também: Não quero emagrecer, quero perder barriga
COMO FUNCIONA A CONSULTA COM UMA NUTRICIONISTA ESPECIALIZADA EM ENDOMETRIOSE
A consulta com uma nutricionista especializada em endometriose tem foco específico na condição, mas também trabalha outros aspectos da saúde da mulher, como objetivos, metas, sinais, sintomas e fase da vida.
Assim, durante a consulta, a nutricionista irá realizar uma avaliação nutricional completa da paciente, incluindo informações sobre sua alimentação, sintomas, histórico médico e estilo de vida. Além disso, a nutricionista pode realizar algumas atividades específicas, tais como:
- Identificar alimentos inflamatórios que podem causar inflamação e piorar os sintomas da endometriose, como alimentos processados, açúcar refinado, gorduras saturadas e produtos lácteos;
- Prescrever alimentos anti-inflamatórios que podem ajudar a reduzir a inflamação e os sintomas da endometriose, como frutas e vegetais, peixes gordurosos, nozes e sementes;
- Estabelecer um plano alimentar personalizado: a nutricionista pode desenvolver um plano alimentar levando em consideração seus objetivos de saúde, preferências alimentares e estilo de vida;
- Acompanhamento para monitorar o progresso, tirar dúvidas e fazer ajustes no plano alimentar, se necessário.
Agende uma consulta com uma nutricionista especialista em endometriose
Cuidar da sua alimentação é fundamental em todas as fases da vida. Como nutricionista especialista em saúde da mulher e reprodução humana, estou aqui para ajudar você nesse processo. Você sofre com endometriose? Quer engravidar, emagrecer ou ganhar massa magra? Está cuidando da alimentação? Agende já sua consulta presencial ou online e obtenha a orientação nutricional adequada para tratar sinais e sintomas.