Outro dia uma paciente me perguntou: “Eu sempre tenho inchaço antes e durante a menstruação, e isso realmente afeta minha disposição e confiança corporal. Você tem algum conselho sobre como diminuir o inchaço no período menstrual ?”
O inchaço antes e durante a menstruação é extremamente comum, e o desconforto pode fazer com que tenhamos dificuldades com a autoconfiança corporal.
Isso pode nos impedir de fazer coisas que amamos, como passar tempo com amigos, fazer exercícios e focar em projetos. Mas, não precisa ser assim!
Na minha consulta, além de avaliar sinais e sintomas que atrapalham a vida nesse período, também desenvolvo um protocolo personalizado com orientações do que comer em cada fase do ciclo para que você possa parar de lutar e aproveitar o equilíbrio, a liberdade e a alegria que você merece.
Você pode estar pensando: “o que a minha dieta tem a ver com isso?” Sim, as necessidades nutricionais variam ao longo do ciclo menstrual e a nutrição pode ajudar a aliviar os sintomas.
Assim, é minha missão melhorar a experiência do seu ciclo menstrual para que você se sinta fortalecida, energizada e mais no controle do que nunca.
Porque o inchaço no período menstrual acontece
O inchaço pode acontecer por vários motivos:
- Alterações nos níveis de hormônios, que podem fazer com que o corpo retenha mais água e sal;
- Aumento nas prostaglandinas inflamatórias – faz com que o útero se contraia e se desprenda, mas também contribui para o inchaço e as cólicas;
- Sintomas intestinais antes e durante a menstruação (inchaço, dor, constipação ou diarreia).
Leia também: Não quero emagrecer, quero perder barriga
Como diminuir o inchaço no período menstrual
Listei aqui algumas medidas que podemos tomar para diminuir o inchaço e o desconforto:
- Diminuir a ingestão de cafeína (estimulante intestinal) e beber mais água;
- Evitar álcool, alimentos condimentados/salgados e com alto teor de gordura;
- Praticar atividades físicas. Pois, o exercício pode ajudar com o intestino e reduzir a retenção de líquidos. Não precisa ir para o crossfit se não quiser. Mas, considere uma caminhada leve, ioga ou alongamento;
Quando a paciente revela inchaço persistente, gosto também de suplementar magnésio, óleo de hortelã-pimenta (relaxa a parede intestinal) e sementes de linhaça. Mas, digo e repito: toda suplementação deve ser individualizada e prescrita por uma nutricionista.
Sua menstruação é uma fonte mensal de pavor? Os sintomas do seu ciclo menstrual a impedem regularmente de fazer as coisas que você ama? Não precisa ser assim! Marque já uma consulta para viver mais sintonizada com o seu corpo e com o seu ciclo menstrual.