Importância da suplementação e dieta para FIV

suplementação e dieta para FIV

Se você pretende engravidar e está se preparando para o procedimento de fertilização in vitro, precisa entender que a alimentação é parte crucial para a preparação do corpo de maneira adequada para que o tratamento seja um sucesso. Mas, antes de falar da importância da suplementação e dieta para FIV, aqui está o cronograma típico de algumas das minhas pacientes que estão passando por fertilização in vitro para ajudar a aumentar sua família:

1. Tentar conceber à moda antiga por 6 a 12 meses

2. Na metade do caminho, começa a se sentir um pouco preocupada, frustrada e impaciente porque ainda não aconteceu.

3. Visita um especialista em fertilidade, pois as coisas estão demorando muito, algo não deve estar certo aqui.

4. Uma espera angustiante para consultar o especialista em fertilidade.  

6. Volta ao seu especialista em fertilidade para descobrir o que está acontecendo e fazer um plano!

7. Às vezes, pode ser que você não esteja ovulando e faça algumas rodadas de indução da ovulação para fazer as coisas andarem. Ou eles podem sugerir algum monitoramento do ciclo para cronometrar o sexo, ou talvez, dados os resultados do seu teste, a fertilização in vitro é o melhor próximo passo para você.

Preparação para a FIV

O que isso envolve? Parece um mar de siglas e abreviações: FSH, IIU (Inseminação Intrauterina), HAM ou AMH (Hormônio Anti-mulleriano), CFA (Contagem dos folículos antrais)… E, de repente, você e seu parceiro aprenderam a enfiar agulhas na barriga e estão prestes a coletar os óvulos – às vezes, semanas após a consulta.

Mas, a pergunta que fica é? Você está se preparando nutricionalmente para a FIV?

Leia também: Cortar carboidratos aumenta chance de engravidar?

Importância da suplementação e dieta para FIV

Alguns pontos são essenciais quando o assunto é suplementação e dieta para FIV. Como: 

  • Você está tomando os suplementos pré-natal ou qualquer outro suplemento que possa ajudar a melhorar a qualidade dos óvulos e do esperma?
  • Sua dieta e estilo de vida estão adequados?
  • Seus níveis de nutrientes estão no parâmetro certo no seu exame de sangue?

Como nutricionista especialista em saúde da mulher e reprodução humana, indico a preparação com dieta e estilo de vida por, idealmente, 3 meses antes da captação dos óvulos para que eles sejam bem nutridos. E o mesmo vale para o esperma!

Quem está prestes a entrar para um processo de fertilização em vitro provavelmente está prestes a gastar tempo, dinheiro e energia (emocional e física). Então, naturalmente, você deseja dar aos médicos e embriologistas o melhor de seus óvulos e espermatozóides para produzir embriões e, seu futuro bebê, certo? 

Esse estudo recente analisou pessoas que atrasaram a fertilização in vitro com baixa reserva ovariana por até 180 dias (cerca de 6 meses) em quase 1.800 pacientes. Assim, mostrou-se que não houve um impacto significativo nas suas chances de engravidar ou ter um filho. Em outras palavras, o atraso de seis meses não piorou o resultado. Sim, mesmo em mulheres com mais de 40 anos. 

E pode-se argumentar que se você usar esse tempo com sabedoria para realmente priorizar a saúde do óvulo e do esperma e preparar o ambiente uterino para a fertilização in vitro, talvez possamos até ver melhorias naqueles que levam um pouco mais de tempo para se preparar. 

Apoio nutricional na FIV

Posso dizer que muitas pacientes me procuram após já terem tentado uma FIV (ou mais) sem sucesso, e decidem buscar apoio nutricional como parte de seu plano “vamos tentar de tudo nesta rodada”. Mas, geralmente, elas não tinham sido orientadas da importância de cuidar da alimentação e dos hábitos nesse processo. 

A mensagem aqui é: tentante, considere a dieta e estilo de vida como parte importante para ter a melhor chance de sucesso na fertilização in vitro. Ou seja, procure uma nutricionista especialista em fertilidade, atrase um pouco a FIV se for preciso fazer ajustes na alimentação.

Tudo isso vai deixar seu corpo ainda mais favorável para uma gravidez saudável e tranquila. 

Durante a consulta, nós vamos traçar um protocolo individualizado de alimentação, suplementação e hábitos de vida para preparar seu corpo para a fertilização in vitro e aumentar suas chances de uma gravidez e um bebê saudáveis. 

Você terá acesso a orientações e a um passo a passo para evitar os maiores erros no estilo de vida e alimentação de fertilidade que você provavelmente está cometendo e que podem estar sabotando seu progresso em sua jornada rumo a uma gestação. 

Marque já uma consulta e sinta-se mais calma, confiante e fortalecida em seu caminho rumo à próxima rodada de fertilização in vitro, sabendo que você tem sido proativa em relação à sua saúde!

Meu papel como nutricionista especialista em fertilidade é diminuir o ruído nutricional da fertilização in vitro com as mais recentes dicas de alimentação e estilo de vida com respaldo científico (e altamente práticas) que você pode implementar de maneira imediata. 

Related Posts