Lutando contra pele seca, acne, caspa ou depressão? É bom ficar de olho, pois, estes podem ser sinais de deficiência de ômega-3.
Ômega-3 é uma família de ácidos graxos essenciais que desempenham um papel importante na nossa saúde. (1, 2) Como nosso corpo não consegue produzir ômega-3, devemos ingeri-los através da alimentação e suplementação.
Existem três tipos principais de ácidos graxos ômega-3:
- ALA (ácido alfa-linolênico): é encontrado principalmente em sementes, nozes e folhas verdes escuras;
- DHA (ácido docosahexaenóico): é encontrado principalmente em peixes gordurosos e algas;
- EPA (ácido eicosapentaenóico): também é encontrado principalmente em peixes gordurosos e algas.
O papel do ômega-3
Embora seja provavelmente mais conhecido por reduzir a inflamação, o ômega-3 desempenha muitos papéis cruciais no corpo. Algumas de suas funções principais incluem, por exemplo:
- parte integrante das membranas celulares de todas as células do corpo;
- ajuda na produção hormonal;
- auxilia na coagulação do sangue, contração e relaxamento das paredes das artérias;
- como já dito, regula a inflamação.
Benefícios do ômega-3
Por desempenhar tantos papéis importantes, o ômega-3 reduz o risco e os sintomas de várias condições crônicas. Como:
- Reduzir inflamação crônica;
- Atuar no tratamento de controle de depressão e ansiedade;
- Melhorar a saúde ocular e pode prevenir a degeneração macular;
- Reduz fatores de risco para doenças cardíacas e derrame;
- Minimizar sintomas de acne, eczema e psoríase;
- Reduzir os sintomas da artrite reumatoide;
- Apoiar uma gravidez saudável e o desenvolvimento cerebral do bebê.
Leia também: Como saber se minha digestão é normal?
Sinais de deficiência de ômega-3
Quando o corpo não obtém ácidos graxos ômega-3 suficientes, muitas vezes (mas nem sempre) nos informa através dos sinais abaixo. Assim, se você apresenta algum desses sintomas, vale marcar uma consulta com nutricionista para verificar como andam seus exames preventivos, ok?
Mas, no paralelo, você também pode começar a incorporar mais alimentos ou suplementos ricos em ômega-3 em sua dieta. Dito isso, vamos aos sinais de deficiência de ômega-3:
Pele seca e lábios rachados
Pele seca, sensível com tendência a irritações e lábios rachados são sinais comuns de deficiência de ômega-3. Além disso, a presença de pequenas saliências na parte de trás dos braços (queratose pilar) também é um indicador.
Acne
Ter mais acne do que o normal pode ser uma indicação de deficiência de ômega-3. Pesquisas mostram que tomar suplementos de ômega-3 pode ajudar a reduzir o aparecimento de acne e a inflamação da pele, por exemplo.
Depressão
A deficiência de ômega-3 pode estar associada a um risco aumentado de desenvolver vários distúrbios de saúde mental, incluindo depressão. As gorduras ômega-3 são um componente essencial do cérebro e proporcionam benefícios neuroprotetores e antiinflamatórios. Além disso, vários estudos mostram uma correlação entre um baixo nível de ômega-3 e uma maior incidência de depressão.
Olhos secos
Se você notou um aumento na secura ocular, isso pode ser uma indicação de que sua dieta carece de gorduras ômega-3.
As gorduras ômega-3 desempenham um papel na saúde ocular, incluindo a manutenção da umidade ocular e possivelmente a produção de lágrimas.
Dor nas articulações
Níveis esgotados de ácidos graxos ômega-3 podem contribuir para dores nas articulações ou sintomas de artrite relacionados.
Cabelo seco e com queda
Queda de cabelo ou cabelos secos e quebradiços podem ser sinais de deficiência de ômega-3. Um estudo de 2015, por exemplo, mostrou que mulheres que tomaram suplemento de óleo de peixe experimentaram aumento significativo no crescimento do cabelo e redução na queda de cabelo.
Cólicas menstruais
A menstruação não deve ser dolorosa. Assim, se estiver, é um sinal de desequilíbrio. Uma deficiência de ômega-3 pode contribuir para cólicas, assim como uma deficiência de magnésio.
Unhas quebradiças
Unhas quebradiças podem ser um sinal de deficiência de ômega-3 ou de outros nutrientes. Embora não haja muita pesquisa nesta área, obter uma quantidade suficiente de ômega-3 por 90 dias pode ajudar quem tem este problema.
Quanto precisa diariamente para não ter deficiência de ômega-3?
No Brasil, não existem diretrizes oficiais sobre a ingestão adequada de ômega-3. No entanto, muitos especialistas concordam que a faixa de 1-3g (1.000 – 3.000 mg) é o que devemos buscar.
Alimentos ricos em ômega-3 incluem:
- Óleo de fígado de bacalhau;
- Sementes de chia e de linhaça;
- Nozes;
- Peixes como salmão selvagem, anchova e sardinha.
Suplementos de ômega-3
Se você não gosta de peixe ou não pode se comprometer a comer linhaça ou chia todos os dias, um suplemento de ômega-3 de alta qualidade pode ajudar.
E você, tem notado pele seca, lábios rachados ou outros do sintomas? Marque já uma consulta para avaliar os níveis de ômega-3 e sua saúde no geral.