Você sabia que existe a conexão intestino-fertilidade? A infertilidade é um problema muito comum que muitas vezes requer uma abordagem multifatorial para o tratamento.
A saúde intestinal é um componente da infertilidade que muitas vezes é negligenciado. Mas, cuidar do intestino coloca o corpo em uma situação melhor para conceber e ter uma gravidez saudável.
A importância da saúde intestinal tem sido cada vez mais discutida. Mas, como está relacionada aos problemas de infertilidade? Na verdade, esses dois conceitos estão mais relacionados do que se imagina.
Conexão intestino-fertilidade
A saúde do intestino desempenha um papel fundamental no controle de diversos aspectos da saúde, incluindo resposta imunológica e inflamatória, bem como a forma de produzir e secretar hormônios.
Assim, diversas pesquisas têm mostrado que mulheres com perda inexplicada da gravidez apresentam uma alta prevalência de distúrbios intestinais não diagnosticados. Mais especificamente, descobriu-se que tais mulheres tinham permeabilidade intestinal, mais conhecida como síndrome do intestino permeável, condição na qual os nutrientes são incapazes de permanecer dentro dos limites do intestino para serem digeridos. Em vez disso, eles vazam pelo intestino e para outras áreas do corpo, causando deficiências nutricionais, inchaço, gases e dor abdominal. Isso leva a um aumento da resposta inflamatória no corpo, o que tem relação com problemas de infertilidade.
Além disso, a microbiota intestinal também tem uma correlação direta com a função imunológica. Ou seja, a má saúde intestinal leva a uma resposta imunológica fraca, enfraquecendo a forma como o corpo reage à doença. Como resultado, sua resposta inflamatória aumenta como mecanismo de proteção.
Assim, a inflamação crônica afeta a perda recorrente da gravidez. Além disso, diminui os níveis de progesterona, levando a problemas de implantação, desenvolvimento de anticorpos espermáticos e desenvolvimento de doenças autoimunes, afetando a fertilidade.
Conexão intestino-fertilidade e equilíbrio hormonal
Além do impacto da inflamação, sem um intestino saudável, o metabolismo do estrogênio fica prejudicado, o que pode causar predominância desse hormônio.
Isso pode levar a uma série de problemas de desequilíbrio hormonal, como SOP, endometriose e hiperplasia endometrial, todos levando a problemas de infertilidade e maior dificuldade para quem está tentando engravidar. Mais uma prova da conexão intestino-fertilidade.
Leia também: Quer emagrecer? É preciso cuidar do intestino
Sinais e sintomas de que o intestino não está saudável
- Sentir náuseas pela manhã;
- Rosácea;
- Psoríase;
- Inchaço abdominal;
- Síndrome do intestino irritável;
- Intolerâncias alimentares;
- Constipação;
- Gases;
- Dores de cabeça;
- Confusão mental;
- Fadiga crônica;
- Diarreia.
Todos esses sintomas afetam os hormônios e, portanto, a fertilidade. Se você tem problemas de saúde intestinal e está constipada, não consegue eliminar toxinas e hormônios em excesso, causando acúmulo no corpo. Esses sintomas podem ser diferentes de pessoa para pessoa e você pode até sentir mais de um deles. Mais um motivo para ficar de olho na conexão intestino-fertilidade.
Como melhorar a saúde do intestino para engravidar
Na minha consulta sempre incentivo minhas pacientes a começarem com pequenas mudanças na dieta e estilo de vida e, com o tempo, você começará a notar as melhorias na saúde e bem-estar.
Mas, é importante observar que cada paciente é única, assim como sua saúde intestinal. Portanto, o tratamento deve ser individualizado. Dito isso, de maneira geral, essas são as principais dicas:
- Aumentar a ingestão de fibras;
- Adequar o consumo de água;
- Comer alimentos fermentados;
- Apostar em uma dieta rica em frutas, legumes e verduras;
- Evitar o consumo de processados, industrializados e açúcar;
- Praticar exercícios físicos;
- Controlar o estresse;
- Dormir bem.
Quanto melhor saúde intestinal você tiver, maior potencial terá para conseguir engravidar e também se sentir bem com seu corpo e digestão. Que tal marcar uma consulta para ajustar a saúde do intestino e fertilidade?