Se você é nutricionista, sabe tudo da área/nicho que escolheu, mas não tem ideia de como começar quando é chamada para participar de alguma aula, congresso ou atividade como palestrante, está no lugar certo. Vou te contar como fazer uma palestra de nutrição inesquecível em 10 passos (palestra, workshop, treinamento, bate-papo, aula…).
Nutri, eu já contei para vocês que nutrição foi minha segunda faculdade. Primeiro eu cursei jornalismo. Acho que por isso não tenho muita dificuldade em me comunicar, sempre falei em público, e uma coisa ajuda a outra.
Mas, não é preciso ser extrovertido e nem nascer sabendo. Com algumas dicas simples, mas certeiras de organização, planejamento e conteúdo, você vai arrasar na sua próxima (ou primeira) palestra de nutrição.
Como fazer uma palestra de nutrição
1) Analise o contexto
Muitas vezes o nervosismo aparece por conta da responsabilidade e do peso de dar uma palestra, independente do tamanho do público. Mas, que tal mudar o tom formal que às vezes o nome palestra de nutrição dá e chamar o evento de bate-papo ou conversa. O contexto de um bate-papo soa mais leve, certo?
Outro ponto que pode ajudar os mais tímidos e introvertidos para diminuir o nervosismo e tratar quem está vendo você de forma natural, esquecendo as credenciais ou currículo de cada um. A ideia é pensar que está todo mundo ali pelo mesmo motivo, sem hierarquias.
2) Conheça o público
Quem é seu público e qual o nível de conhecimento que eles têm sobre o tema? Qual a faixa etária e interesses em comum? A partir dessa análise, adapte a linguagem para se comunicar melhor com os participantes. Também reflita sobre informações que o público já têm ou que são novidade e pedem mais atenção durante a palestra.
3) Deixe claro o objetivo da sua palestra de nutrição
Traçar objetivos é essencial para deixar claro qual a mensagem que você deseja transmitir e com qual finalidade. Pense e escreva o que deseja com o tema em questão. Motivar? Informar? Ensinar? Promover mudanças de comportamento? Ou seja, estabeleça qual história você quer contar.
4) Simplifique
O universo da saúde tem muitos termos técnicos que, por mais que sejam comuns para quem é da área, não fazem sentido para os demais. Por isso, é preciso simplificar. Mas, ser simples não quer dizer ser raso ou superficial, ok? Ser simples é ser próximo, agregador, facilitador, acessível, compreensível. Se precisar usar termos técnicos, explique. Precisamos ser amigáveis para manter a atenção das pessoas.
5) Domine o tema da sua palestra nutricional
Dominar o tema e saber do que está falando é peça-chave para transmitir autoridade e naturalidade. Por isso, pesquise, estude e se atualize sobre o assunto com informações confiáveis. Isso não quer dizer que precisa saber exatamente de tudo. Mas, busque conhecimento suficiente para lidar com dúvidas, questionamentos e ajudar os participantes.
6) Faça um roteiro para a sua palestra de nutrição
Primeiro você domina o tema, depois cria um roteiro do que quer dizer. Pois, descrever o que deseja falar ajuda no planejamento e execução da palestra, além de trazer segurança. O roteiro servirá como guia, e deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão. Não quer dizer que você deverá segui-lo de forma engessada, mas ele será um bom guia para manter tudo fluindo bem.
7) Evite “textão”
É isso mesmo que você leu. Apresentações mais leves estimulam o público a prestar atenção no que realmente importa: o conteúdo apresentado. Por outro lado, se você encher a apresentação de textos, as pessoas ficarão divididas entre ler ou prestar atenção em você. Repito: sua fala é mais importante. Fuja de ideias demais no mesmo slide.
8) Não tenha medo de ser autoridade
Se você recebeu um convite para dar uma palestra, domina o assunto e preparou um roteiro para se organizar, não tem motivos para não se sentir autoridade. Não no sentido de ser autoritária, mas de passar confiança e segurança o suficiente para justificar estar lá. Para que isso aconteça, atente-se à linguagem verbal e corporal e vestimentas. Você passa um recado com sua imagem e com tudo o que faz.
9) Interaja durante sua palestra de nutrição
Envolver o público pode beneficiar a comunicação e trazer bons resultados. Vale perguntar se “tudo bem até aqui”, ou se alguém tem dúvidas. Dar exemplos práticos também ajuda a gerar conexão. Ou seja, mostre como os conceitos que você citando podem ser colocados na prática.
10) Treine, treine, treine
Por último, mas não menos importante: tem que treinar. Reserve um momento para ensaiar. E, se puder, grave para ver e rever. Observe sua postura corporal. O nosso corpo expõe sinais, involuntários ou voluntários, de como estamos nos sentindo naquele momento.
Leia também – De nutri para nutri: Minha história com a nutrição