Beber é realmente tão ruim para a fertilidade ou posso beber enquanto tento engravidar? Se você está se questionando sobre o assunto, definitivamente não está sozinha. Eu amo vinho. Adoro o sabor gostoso e o relaxamento instantâneo. Adoro a energia alegre de compartilhar vinho com as amigas. Mas, claro, sei que nem sempre é a escolha mais saudável.
Portanto, esta questão, ‘beber enquanto tento engravidar está bem?’ pode ser uma questão para muitas tentantes, que, inclusive, têm dificuldades para encontrar informações seguras e apuradas. Se você está tentando engravidar, sem dúvida alguém a sufocou com conselhos não solicitados sobre como você “não deveria” beber.
Se você está se perguntando o que a ciência diz sobre beber enquanto tento engravidar e quanto o álcool realmente afeta sua fertilidade, você está no lugar certo. Vou lhe dar tudo o que você precisa saber para tomar uma decisão por si mesma.
Mas, já adianto que, para grávidas, não existe dose segura de ingestão alcoólica. Aqui estamos falando, portanto, do período antes de engravidar.
Clique para agendar uma consulta
O álcool afeta a fertilidade?
O alerta de spoiler talvez decepcionante é que realmente não sabemos. As pesquisas simplesmente não existem para fazer afirmações definitivas como “beber uma taça de vinho evitará que você engravide ou causará um aborto espontâneo”.
Podemos, no entanto, obter informações suficientes da ciência e do bom senso para fazer recomendações fundamentadas sobre beber enquanto tentamos engravidar. Nós podemos dizer que:
- O álcool não tem o mesmo impacto em todos. A decisão de beber ou não durante as tentativas deve basear-se na sua saúde geral, equilíbrio hormonal, regularidade menstrual, controle de açúcar no sangue, função adrenal e hepática e histórico reprodutivo;
- Não é tudo ou nada. A velocidade com que você bebe e a quantidade podem fazer toda a diferença. Por outras palavras, bebericar um copo de vinho durante o jantar não é o mesmo que tomar uma garrafa de vodca.
Por que existem tantos conselhos conflitantes sobre beber durante a tentativa de engravidar?
Aqui está o problema: não é exatamente ético pedir a um grupo de pessoas que beba em excesso para que os pesquisadores possam comparar os efeitos com um grupo de controle que se abstém de álcool. Assim, para quase todos os tópicos controversos na fertilidade e na nutrição pré-concepcional, desde a cafeína ao álcool, não temos o calibre de investigação necessário para orientações definitivas e universais.
No entanto, temos pesquisas observacionais suficientes para fazer recomendações razoavelmente bem fundamentadas.
Os pesquisadores podem pedir às pessoas que relatem o que comeram e beberam enquanto tentavam engravidar e obter uma compreensão de quais comportamentos apoiam/não apoiam uma gravidez saudável. Essas observações são o que temos para informar as recomendações a seguir.
Clique para agendar uma consulta
Álcool e fertilidade ao tentar engravidar
Você não precisa que eu lhe diga que muito álcool faz mal. Beber em excesso causa ganho de peso, perturba o equilíbrio hormonal, sobrecarrega o fígado, prejudica o sono, causa ansiedade e depressão… preciso continuar?
Uma vez grávida, sabemos que o consumo de álcool pode causar a síndrome alcoólica fetal, que pode incluir deficiências mentais e físicas no bebê.
Portanto, sabemos que beber demais é uma má notícia. A questão é: isso significa que qualquer quantidade de álcool não é segura? É aqui que entramos na área cinzenta sobre beber enquanto tentamos engravidar. Os resultados da pesquisa sobre os efeitos do consumo leve a moderado durante as tentativas estão por toda parte.
Nem sequer temos definições universais para consumo “leve”, “moderado” ou “pesado”. Geralmente, o consumo leve a moderado é </= um drinque por dia para mulheres e </= dois drinques por dia para homens.
Mas, como sabemos que beber muito não é bom, daqui para frente, ao considerarmos essas questões, vamos supor que estamos falando de consumo leve (< um drinque por dia para mulheres e < dois drinques por dia para homens).
Beber pouco enquanto tenta engravidar reduz a fertilidade?
Talvez, mas não necessariamente. Resposta irritantemente vaga, eu sei. Os resultados das pesquisas sobre o impacto do álcool na fertilidade feminina são conflitantes. Mas, a maioria dos estudos não mostra nenhuma associação entre consumo leve e infertilidade.
Existem vários estudos que mostram que o consumo de álcool pode reduzir a fertilidade em todos os sexos, enquanto muitos estudos, se não mais, não encontraram associação entre o consumo leve (uma bebida por dia) e a capacidade de manter uma gravidez saudável.
Então, como o álcool afeta a ovulação? Um estudo dinamarquês que incluiu quase 30.000 mulheres descobriu que beber levemente >/= 3 copos de vinho por semana reduzia o tempo até a concepção.
Dados do Nurses’ Health Study, que acompanhou mais de 18.000 mulheres durante quase uma década e lançou as bases para a Dieta da Fertilidade, descobriram que as mulheres que bebiam uma bebida por dia tinham o mesmo risco de ovulação irregular que as mulheres que não bebiam de forma alguma.
Mas, lembre-se de que beber afeta cada um de nós de maneira diferente. Assim, você tem que entender sua fisiologia única para pesar totalmente os prós e os contras de beber.
Clique para agendar uma consulta
Maneiras pelas quais o álcool pode prejudicar a fertilidade
Aumento dos níveis de estrogênio
Beber diminui a taxa de degradação do estrogênio no fígado, resultando em mais estrogênio circulando no sistema. Além disso, aumenta a conversão enzimática de testosterona em estrogênio.
Pode interromper a ovulação
Beber pode induzir um desequilíbrio do açúcar no sangue e, assim, aumentar a resistência à insulina.
Também atua no aumento dos níveis de cortisol; e no bloqueio dos receptores de LH (hormônio luteinizante) nas células da granulosa dos ovários.
Evita a concepção
O álcool é capaz de reduzir a contração do músculo liso na trompa de Falópio, para que o óvulo não possa viajar até o útero. Também pode perturbar a saúde do revestimento uterino, impedindo a implantação do óvulo fertilizado.
Mas, vamos colocar esses impactos do consumo de álcool no contexto da literatura médica. A revisão da investigação mostra-nos que não podemos fazer afirmações definitivas e universais como, ‘se beber, não pode engravidar’.
Perguntas que devo fazer antes de beber enquanto tento engravidar
1. Você já tem estrogênio alto? Conforme descrito acima, o consumo de álcool pode aumentar os níveis de estrogênio, então você não quer piorar o problema em nome de um coquetel.
2. Como anda seu cortisol? É preciso entender se o seu fígado e glândulas supra-renais já estão sobrecarregados e, portanto, podem ser mais sensíveis aos impactos da bebida. O álcool estressa o sistema, o que por sua vez pode exacerbar a desregulação do cortisol.
3. Seus ciclos são regulares? Você está ovulando? Caso contrário, isto indica um problema subjacente, como a resistência à insulina, que precisa de ser controlado antes que o seu corpo possa ser resiliente aos impactos do consumo de álcool.
4. Você sofreu vários abortos espontâneos? Nesse caso, sabemos que o álcool pode causar estresse oxidativo que pode aumentar o risco de perda da gravidez.
5. Você tem uma condição subjacente? Como SOP, adenomiose ou endometriose. Nesse caso, seu equilíbrio hormonal é provavelmente mais sensível aos impactos do álcool. Neste caso, beber enquanto tenta engravidar provavelmente não é uma boa ideia.
O consumo de álcool afeta a qualidade do ovo?
Resumindo, sim. A má qualidade dos ovos é causada por anormalidades cromossômicas nos oócitos (óvulos). O excesso de álcool causa estresse oxidativo que danifica os cromossomos (também conhecidos como anomalias cromossômicas). Portanto, piora a qualidade dos óvulos e aumenta o risco de aborto espontâneo.
Clique para agendar uma consulta
Posso beber álcool durante o processo de fertilização em vitro (FIV)?
Mais uma vez, a investigação nesta área é escassa. A preponderância de pesquisas que temos sugere que é melhor abster-se de álcool antes e durante a fertilização in vitro.
Resumindo: Posso beber enquanto tento engravidar?
Sabemos que beber em excesso é prejudicial para você e para o futuro bebê. Você definitivamente não quer tomar mais de uma bebida por dia se estiver tentando ativamente engravidar.
No entanto, de acordo com a literatura médica atual, não podemos dizer que beber pouco (</= 1 bebida por dia para mulheres) seja perigoso durante o período pré-concepcional.
E, se você tiver algum dos seguintes problemas de saúde, provavelmente será menos resistente ao impacto do consumo de álcool e fará bem à sua fertilidade ao se abster:
- Função hepática ou adrenal deficiente;
- Desequilíbrio de açúcar no sangue e risco de resistência à insulina;
- Condições subjacentes como adenomiose, endometriose ou SOP;
- Excesso de estrogênio e/ou progesterona baixa;
- Ciclos anovulatórios ou ciclos irregulares;
- Uma história de abortos recorrentes;
- Problemas gastrointestinais, de sono ou de humor agravados pela bebida.
Podemos dizer com certeza que beber álcool não faz nenhum favor à sua fertilidade (ou à sua saúde)! Se você consegue viver sem, recomendo fazê-lo, pelo menos até ter aquele lindo bebê nos braços.
Agende uma consulta para avaliar sua fertilidade
Se você está frustrada por ainda não estar grávida e quer ter certeza de que fará tudo o que for humanamente possível para ter uma gravidez saudável, posso ajudar.
Na minha consulta, ofereço toda orientação e suporte em nutrição e fertilidade para fornecer soluções personalizadas, projetadas para sua fisiologia única, para que você possa assumir o controle de sua saúde e fertilidade. Agende já uma consulta.