Eczema é a inflamação da pele com sintomas de coceira, vermelhidão e descamação. Existem diferentes tipos de eczemas, que podem variar de acordo com estadiamento da doença e o agente causal. E o que nem todo mundo sabe é que existe uma relação entre alimentação e eczema. Ou seja, o que comemos pode ocasionar o aparecimento da condição.
Mas quando alguém não está ciente disso, pode estar afetando involuntariamente seus sintomas. Por exemplo: alergias alimentares, como reações ao leite de vaca, ovos, soja, trigo, nozes ou frutos do mar, podem potencialmente piorar os sintomas em pessoas com eczema atópico. Essas alergias precisam de diagnóstico médico e devem ser tratadas com uma nutricionista.
Além disso, para aqueles que apresentam eczema em resposta ao toque em certas substâncias (como níquel ou camomila), consumir alimentos e bebidas que contenham essas substâncias, naturalmente ou como aditivos, também pode desencadear sintomas.
Há também algumas evidências que mostram que uma dieta que contém alimentos anti-inflamatórios como a dieta mediterrânea pode ser útil, dado que a inflamação desempenha um papel central nos aparecimento de eczema.
Alimentação e eczema: prevenir e tratar
É comum sentir-se “fora de controle” com crises de eczema, assim como uma sensação de sobrecarga e confusão com a quantidade de recomendações e desinformação online. Mas não precisa ser assim.
Compreender a ligação entre dieta e eczema através de recursos baseados em evidências pode ajudá-lo a tomar decisões informadas e a controlar melhor os sintomas.É necessário atenção ao que consumimos. Afinal, aquilo que ingerimos, direta ou indiretamente, reflete na nossa saúde e na nossa pele.
No momento da crise de eczema, é preciso evitar certos alimentos, como: lácteos, açúcar, farinhas brancas, gorduras e industrializados em geral. Além disso, se você não tiver certeza do que está causando as crises, pode tentar uma dieta de eliminação.
Por outro lado, vale incluir no dia a dia alimentos anti-inflamatórios. Por isso, vale apostar em uma dieta para eczema com alimentos como:
- Chá verde;
- Gengibre;
- Cúrcuma;
- Frutas vermelhas;
- Fontes de ômega-3, como sardinha e salmão;
- Azeite;
- Vegetais verde-escuros;
- Chocolate amargo acima de 75%.
Leia também: Como deixar de comer por ansiedade ou estresse
Tratando eczema com ajuda da alimentação: AGENDE UMA CONSULTA
Muito além da nutrição estética, na minha consulta eu ajudo a paciente a compreender a ligação entre nutrição e dermatologia. Como? Explorando o impacto do que comemos nas doenças comuns da pele (como eczema).
Assim, pensando em alimentação e pele, podemos abordar temas como:
- O papel da nutrição na saúde da pele e no desenvolvimento de doenças;
- Nutrientes essenciais para a saúde da pele;
- A conexão intestino-pele;
- A ligação entre nutrição e eczema, alergias alimentares e intolerâncias;
- Como o ciclo menstrual e os hormônios afetam sua pele e como podemos mitigar os surtos relacionados aos hormônios;
- Suplementos para a pele e suas evidências.
Ou seja, minha consulta é para quem deseja, entre outras coisas: Melhorar a saúde da sua pele ou está enfrentando problemas de pele, como erupções frequentes, acne, eczema, psoríase e deseja entender como a nutrição os afeta.
Agende sua consulta comigo e vamos juntas construir uma jornada alimentar que traga mais bem-estar para você.