Acne é um problema comum de pele que pode afetar pessoas em vários estágios da vida. O tipo e a gravidade da acne podem ser influenciados por vários fatores, incluindo hormônios (acne hormonal), saúde intestinal, estresse, escolhas alimentares e de estilo de vida, por exemplo.Compreender as características específicas dos diferentes tipos de acne pode ajudar no seu manejo e tratamento eficaz, inclusive, para a escolha da alimentação ideal.
Diferentes tipos de acne hormonal
Acne androgênica
Os surtos de acne androgênica geralmente aparecem de forma consistente ao redor da mandíbula, pescoço, tórax e costas. Assim, essas erupções costumam ser acompanhadas por sintomas adicionais, como hirsutismo (crescimento excessivo de pelos de padrão masculino), menstruação irregular, irritabilidade e queda de cabelo. Este tipo de acne é impulsionado por andrógenos, que são hormônios que podem aumentar a produção de sebo na pele, causando poros obstruídos e erupções cutâneas. Por isso, pode ser comum em mulheres que sofre com SOP (síndrome do ovário policístico).
Como tratar a acne androgênica:
- Adequar dieta, suplementação e estilo de vida;
- Regular a glicemia (açúcar no sangue) e melhorar a sensibilidade à insulina;
- Controlar o estresse;
- Certificar-se de que as vias de desintoxicação do fígado estejam funcionando de maneira ideal;
- Promover a função saudável da tireoide;
- Melhorar a saúde intestinal.
Clique para agendar uma consulta
Acne estrogênica
Os padrões de ocorrência de acne estrogênica que são consistentes com o ciclo menstrual geralmente aparecem perto da ovulação e durante o período de TPM. Essas erupções geralmente ocorrem ao redor do queixo, mandíbula e bochechas. Além disso, a acne hormonal por predominância de estrogênio está frequentemente associada a problemas intestinais subjacentes.
Como tratar a acne relacionada ao estrogênio:
- Adequar dieta, suplementação e estilo de vida;
- Limpar as vias de desintoxicação do estrogênio, apoiando todas as fases da desintoxicação do fígado;
- Apoiar a produção de progesterona;
- Promover a função saudável da tireoide;
- Garantir hábitos intestinais regulares.
Acne após parar com a pílula anticoncepcional
Você notou o surgimento de espinhas após parar de usar pílula anticoncepcional? Saiba que não é coincidência. A acne que ocorre após a interrupção da pílula anticoncepcional oral geralmente atinge o pico 6 a 9 meses após o término do uso da pílula, mas os sintomas podem aparecer no período de 4 meses. Frequentemente se apresenta com lesões císticas ou pústulas em áreas sensíveis aos níveis de andrógenos, como mandíbula, queixo, pescoço, tórax e ombros, por exemplo. Nossos hormônios são suprimidos quando estamos tomando pílula. Portanto, os hormônios aumentam após parar de usar anticoncepcional, o que pode levar ao aumento da produção de sebo na pele.
Como tratar a acne após parar de tomar pílula anticoncepcional:
- Adequar dieta, suplementação e estilo de vida;
- Apoiar a função tireoidiana e adrenal;
- Regular a glicemia e melhorar a sensibilidade à insulina ;
- Apoiar as vias de desintoxicação do fígado;
- Melhorar a saúde intestinal;
- Reabastecer qualquer deficiência nutricional com a ajuda de uma nutricionista.
Acne hormonal relacionada ao estresse
Espinhas e erupções cutâneas podem aparecer durante períodos de alto estresse, como prazos de trabalho ou universidade, eventos significativos da vida e estresse no relacionamento. Um sinal de acne relacionada ao estresse é o aparecimento de espinhas no final do dia ou quando a acne desaparece durante as férias ou períodos sem estresse. Ou seja, o que acontece é que o estresse pode desencadear um aumento no cortisol, levando ao aumento da produção de oleosidade na pele e à inflamação.
Como lidar com a acne relacionada ao estresse:
- Adequar dieta, suplementação e estilo de vida;
- Construir resistência ao estresse;
- Avaliar os níveis de cortisol;
- Reabastecer qualquer deficiência nutricional com a ajuda de uma nutricionista.
Leia também: Como deixar de comer por ansiedade ou estresse
Trate a acne hormonal com a ajuda de uma nutricionista especialista em nutrição estética
Como vocês puderam ver, a acne hormonal tem a alimentação como um dos principais pilares do tratamento. Pois, só a dieta adequada será capaz de promover saúde intestinal, ingestão adequada de nutrientes, controle de insulina e de níveis hormonais, o que é essencial para prevenir e curar espinhas.
Na minha consulta, como nutricionista especialista em nutrição estética, eu traço uma abordagem individual e personalizada para a acne hormonal. Ou seja, traço um plano assertivo de acordo com os sinais e sintomas da paciente, estado nutricional, hábitos, queixas, exames…
Assim, minha abordagem se concentra em compreender seu tipo de pele, dieta, estilo de vida e condições de saúde subjacentes para criar um plano personalizado que atenda às causas básicas de sua acne hormonal.
Você sofre de acne hormonal? As espinhas andam incomodando mais do que o normal? Agende já uma consulta e alcance uma pele linda e radiante.