Não é nenhum segredo que a nutrição pode realmente ser um dos tópicos de saúde mais confusos que existem. Desde as muitas dietas criadas e promovidas ao longo dos anos, recomendações de suplementos, alterações nas afirmações sobre determinados ingredientes… pode ser difícil saber o que é verdade e o que é realmente útil quando se trata da nossa nutrição e quais hábitos alimentares devemos seguir.
É por isso que é importante começar por ter uma compreensão sólida dos fundamentos da nutrição, para que se possa sentir confiante nas suas decisões e não se sentir tão influenciada ou confusa pelas novas afirmações vistas nas redes sociais.
Assim, depois de ter os fundamentos, você poderá ajustá-los para atender às suas necessidades, objetivos e preferências individuais.
Mas, nutri, quais fundamentos são esses? Eu diria que são os principais hábitos alimentares que você precisa conhecer.
Principais hábitos alimentares que você precisa conhecer
Macro e micronutrientes
Embora os macronutrientes (proteína, carboidrato e gordura) sejam os principais blocos de construção de que o nosso corpo necessita para funcionar de forma ideal, os micronutrientes são as vitaminas e minerais mais pequenos que o nosso corpo necessita igualmente. Você está recebendo o suficiente de cada um?
Leia também: Como combater o hábito de comer por ansiedade?
Suplementos
Alguns suplementos têm respaldo científico (como a creatina), enquanto outros suplementos altamente populares não. Quando você entende como suplementos como proteína em pó, ômega-3, BCAAs e verduras em pó funcionam (ou não funcionam), você sabe onde gastar seu tempo e dinheiro.
Como ler um rótulo nutricional
E como construir uma lista de compras equilibrada. Saber ler o rótulo dos alimentos e navegar com confiança em um supermercado é uma habilidade que você aprende uma vez e pode aplicar para o resto da vida.
Alimentos processados
Onde você traça a linha entre “saudável” e “não saudável”? Iogurte e aveia, por exemplo, podem ser saudáveis e benéficos para a saúde, mesmo sendo processados.
Esses quatro fundamentos são alguns dos pontos abordados e detalhados na minha consulta, para que você se sinta confiante em suas decisões nutricionais diárias, mesmo quando a nutri não estiver por perto. A partir daí, traçamos um plano alimentar personalizado, de acordo com suas metas, rotina e preferências.